Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul recebe inscrições para participação

Órgão busca garantir que produções tenham validade científica e sigam métodos reconhecidos pela comunidade

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Trabalho Desenvolvimento Profissional ao centro, logo abaixo de um ícone que representa um crachá dentro do qual há a imagem de uma pessoa ao lado de uma lista de requisitos sendo checados com sinal de visto. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Estão abertas as inscrições para a composição do Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul (CCOTRS). Líderes de grupos de pesquisa, com cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e representantes de programas de pós-graduação sobre o mundo do trabalho de instituições com sede no Rio Grande do Sul podem se candidatar.

Instituído pela Portaria 051/2025, o comitê busca garantir que as produções do observatório tenham validade científica e sigam métodos reconhecidos pela comunidade. A atuação do grupo tem como diretrizes a interdisciplinaridade, a diversidade metodológica e o pensamento crítico, além da valorização da diversidade sexual, de gênero, étnica e racial dos especialistas participantes. 

O estímulo às produções de instituições de diferentes regiões, o fomento à articulação em rede da comunidade científica e o foco no aprimoramento das políticas públicas da área do trabalho, emprego e renda do Estado também orientam as atividades. 

Composição

Além de pesquisadores, representantes de órgãos públicos e de organizações patronais, também integram o Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul:

  •  um representante da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP);
  •  um representante da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS); 
  •  Um representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese);
  •  um representante de organização patronal;
  •  um representante da Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio Grande do Sul;
  •  um representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE-RS)

Os interessados em compor o comitê devem encaminhar um ofício para: observatorio-trabalho@stdp.rs.gov.br e fgtas@fgtas.rs.gov.br.

Observatório do Trabalho

Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul foi criado, no âmbito da STDP, para produzir e disseminar conhecimento acerca do mercado de trabalho e das políticas públicas de trabalho, emprego e renda do Estado. A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), pesquisadores e organizações convidadas também são responsáveis pela gestão do projeto. 

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul