Ciclistas apresentam sugestões para material pedagógico do Detran/RS
Publicação:

Cicloativistas do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) e da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade) apresentaram, nesta terça-feira (05), para técnicos do Detran/RS sugestões para o material pedagógico que será utilizado nas aulas dos Centros de Formação de Condutores. A reunião dá sequência ao processo de criação coletiva do material, que se iniciou em janeiro, e pretende contribuir para uma convivência mais harmoniosa entre motoristas e ciclistas. Representando os Centros, também participou da reunião o consultor do Sindicato dos CFCs (SindiCFC), Eduardo Balreira.
O ativista Marcelo Sgarbossa (Lappus) frisou o caráter participativo do movimento de ciclistas, como o Massa Crítica, que não tem representantes formais. Atuamos mais aqui como pontes e trazemos as contribuições de todos que comentaram o material nas redes sociais. O grupo trouxe sugestões, principalmente na parte destinada à segurança dos próprios ciclistas que, em muitos casos, representavam situações ideais, mas não reais no trânsito.
Uma das grandes preocupações trazidas é que algumas informações podem ser utilizadas como fermento para o preconceito contra ciclistas, como a recomendação de circular em ruas menos movimentadas. Isso reforça a cultura de que a bicicleta tem que se esgueirar pelos cantos, disse Arhur Elias (Mobicidade).
Materiais
Além das contribuições para o conteúdo do material - uma apresentação que será encaminhada para os instrutores dos Centros utilizarem nas salas de aula -, sugeriram a utilização de vídeos educativos para sensibilizar os candidatos a condutores ou motoristas em processo de renovação ou reciclagem. Também sugeriram a utilização de ilustrações retratando as manobras mais perigosas realizadas por veículos e que podem provocar acidentes com ciclistas e um projeto piloto de sensibilização dos instrutores, em que eles sairiam para pedalar no trânsito para conhecer, na prática, a realidade dos ciclistas.
De posse das contribuições e vídeos sugeridos, o Detran/RS vai consolidar o material para encaminhar aos Centros e às instituições de ensino superior, que formam os instrutores. O material também será utilizado nos encontros de qualificação do Detran/RS para os diretores gerais e de ensino dos CFCs.
Os ciclistas também trouxeram como sugestão para a área de estatística do Detran/RS uma metodologia utilizada nos EUA para contabilizar o número e delinear o perfil dos ciclistas da cidade, para construir políticas de segurança mais adequadas.
Acidentes com ciclistas
Levantamento realizado pelo Detran/RS sobre a acidentalidade no RS apontou que o número de acidentes com vítimas fatais envolvendo ciclistas chegou a 920 no período de seis anos (2007-2012). Esses acidentes deixaram 928 vítimas fatais, sendo 859 (93%) ciclistas e 34 (4%) motociclistas.
Mais da metade dos acidentes aconteceram em vias municipais, 64% foram colisões, 20% colisões laterais e 6% atropelamentos. Os acidentes foram igualmente distribuídos pelos dias da semana, mas concentraram-se no turno da noite (43%). Entre as vítimas, 93% eram homens e, contrariando o senso comum, a faixa etária que concentra o maior percentual de vítimas é a dos 45 aos 49 anos (13%).
Texto e foto: Mariana Tochetto
Edição: Redação Secom