Abertura da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação reúne mais de 400 crianças em Canoas
Publicação:

Mais de 400 crianças de escolas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Ijuí participaram nesta sexta-feira (18) da abertura da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento lotou o ginásio da Unilassalle em Canoas. Com o tema Ciência, Saúde e Esporte, as atividades da Semana acontecem até o dia o próximo dia 27 em 80 municípios gaúchos.
O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, destacou a presença da ciência no dia a dia: quando praticamos atividade física, medimos a distância e velocidade de uma corrida ou caminhada, controlamos a frequência cardíaca, estamos fazendo experimentos. Sem ciência, sem conhecimento, não vamos pra frente. A ciência está presente no mundo do trabalho e nas atividades de lazer.”
O secretário Prodanov também comemorou o aumento do número de atividades em relação à edição passada, quando foram realizadas 432 em todo o Estado. “Esse ano vamos chegar a quase duas mil atividades em 80 municípios gaúchos. O aumento do interesse pela Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação demonstra que a sociedade vem percebendo a importância dessas áreas, além de refletir o aumento dos investimentos em ciência e tecnologia feitos pelo Governo do Estado nos últimos três anos”, completou Prodanov.
O deputado estadual Adão Villaverde representou a Assembleia Legislativa no evento. Villaverde foi secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico entre 1999 e 2002 e enfatizou que a ciência pode fazer a diferença na vida das pessoas. “Sem ciência não tem saúde, não tem esporte.”
O tema Ciência, Saúde e Esporte foi escolhido este ano pelo Ministério da Ciência e Tecnologia devido aos eventos esportivos mundiais que o Brasil irá sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 e o próprio Mundial de Atletismo Master que está ocorrendo em Porto Alegre até o próximo dia 27.
Oito vezes campeão da maratona de Porto Alegre, além de recordista brasileiro em provas de pista, campeão da Maratona de Nova Iorque de 2001 e atual campeão das provas de Assunção, no Paraguai, Punta Del Este, no Uruguai, e Florianópolis, em Santa Catarina, o paratleta Carlos Roberto Oliveira, mais conhecido como Carlão, contou um pouco da sua experiência para as crianças. Carlão sofreu paralisia infantil (poliomelite) quando tinha um ano e seis meses de idade, mas o comprometimento de parte dos movimentos não atrapalhou a dedicação aos esportes.
O técnico da equipe de vôlei do Kappesberg/Canoas, Paulo André Jukowski da Silva, o Paulão, também compartilhou a sua experiência com o esporte para as crianças. Medalha de ouro com a seleção de vôlei brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, o Paulão do vôlei, como é mais conhecido, ressaltou que além da tecnologia, da ciência, e do treinamento diário, um futuro campeão precisa ter ingredientes como a determinação e a capacidade de nunca desistir dos seus sonhos. Ouçam seus professores, seus treinadores, eles tem experiência e sabem o que estão fazendo”, completou.
Depois da cerimônia, as crianças e jovens com idades entre sete e 16 anos aproveitaram o espaço de recreação instalado no ginásio da Unilassalle com oficinas de vôlei, dança, teatro de fantoches e brinquedos infláveis.
Sobre a Semana
A Semana promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais, particularmente nos esportes de alto rendimento. Nesse contexto, as ações da Semana exploram e estimulam a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o entorno natural, do ponto de vista da ciência.
O quê: Semana Estadual da Ciência, Inovação e Tecnologia
Quando: 21 a 27 de outubro de 2013
Onde: Atividades em escolas, universidades e apoiadores em 80 municípios gaúchos Público-alvo: Alunos de ensino Fundamental, Médio e Superior, docentes e profissionais das diversas áreas do conhecimento do Estado.
Informações e programação: www.scit.rs.gov.br e www.mcti.gov.br
Texto: Roberta Pinto
Foto: Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305