Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

1ª Festa Estadual da Banana é promovida em Terra de Areia

Publicação:

Tradicional produtor de abacaxi, o município de Terra de Areia, localizado no Litoral Norte do Estado, prepara festa para divulgar outra importante cultura local, o cultivo de banana. O evento ocorre nos dias 15, 16 e 17 de abril, na localidade de Sanga Funda e tem a promoção da Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho Municipal de Agricultura (Comata).

A ideia de realização da festa surgiu através de pedidos dos moradores da localidade, durante o 2º Seminário Municipal da Banana, em junho de 2010. Atendemos aos apelos dos agricultores e firmamos um acordo com a prefeitura, o que resultou na criação da festa, explica Adriana Ribeiro Leal, chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Terra de Areia.

As festividades têm início no dia 15, a partir das 14h, com o lançamento do Concurso de Preparações Culinárias à base de banana, com o objetivo de valorizar a fruta e a criatividade e presença da mulher, resgatando a cultura alimentar, além de incentivar o uso da banana de maneira criativa e diversificada, conta a supervisora da região Litoral Norte da Emater/RS-Ascar, Suzana Lunardi. No dia 16, os estandes serão abertos às 9h e a partir das 11h30min será a Abertura oficial da Festa da Banana. No resto do dia, haverá sorteio de prêmios aos bananicultores. No último dia, as festividades começam às 9h, com desfile de carros de boi e tratores, com encerramento às 20h. Durante os três dias de festa, o público poderá conferir shows e concursos de soberanas, além de encontros de grupos da terceira idade.

O município de Terra de Areia conta com uma produção de 800 toneladas por mês das espécies prata e caturra, em uma área de 610 hectares, onde 110 agricultores participam da colheita. Nosso objetivo com esta primeira edição da festa é de valorizar a cultura da fruta em Terra de Areia e, também, de incentivar a continuidade de produção, completa Adriana. Todo o lucro arrecado na festa será revertido para os integrantes da comunidade de Sanga Funda.

Texto: Carine Massierer
Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul