Yeda homenageia 200 anos da Argentina com nome de escola, na Capital
Publicação:

Para homenagear a Argentina no mês em que o país comemora 200 anos, a governadora Yeda Crusius atribuiu, nesta quarta-feira (19), novo nome a um colégio do Bairro Jardim Lindoia, em Porto Alegre: Escola Estadual de Ensino Fundamental República Argentina. Não é apenas a troca do nome. É um caminho que se abre de maior integração com nossos vizinhos, afirmou. Yeda também levou uma boa notícia aos moradores do bairro da Capital. A instalação do Ensino Médio no colégio não irá demorar, assinalou.
De acordo com a governadora, o estabelecimento ampliará os laços e a inter-relação existente entre o país e o Rio Grande do Sul na área da educação. Quanto maior o intercâmbio, melhor vamos nos comunicar, destacou Yeda, que estava acompanhada do embaixador argentino no Brasil, Juan Pablo Lohle. Mesmo com 32 anos de atuação, a instituição de ensino não tinha um nome e era conhecida como Escola Estadual no Bairro Jardim Lindoia. Uma figueira vinda da terra do educador argentino Domingo Faustino Sarmiento foi plantada na área.
Yeda descerrou um busto e uma placa em homenagem a Sarmiento, localizado no interior da instituição. O educador foi presidente da Argentina em 1843, além de ter sido escritor, jornalista, militar e filósofo. Anteriormente, o busto estava em escola na avenida Independência, em Porto Alegre, que foi desativada devido às condições precárias. Com a parceria, a diretora do colégio Rejane dos Santos acredita que haverá um intercâmbio entre os países, favorecendo os estudantes. Vamos continuar nosso trabalho com carinho para formar cidadãos conscientes, críticos e criativos, frisou.
Intercâmbio
Ao destacar a relação entre seu país e o Rio Grande do Sul, o embaixador disse que a proximidade com a Argentina facilita os intercâmbios. Nossas instituições têm um relacionamento além do setor público e isso se percebe aqui, afirmou. De acordo com Lohle, a relação é consistente e está representada na Capital pela Escola República Argentina. Os meninos de lá poderão vir para cá e vice-versa, com intuito educativo e cultural, enalteceu. O colégio gaúcho atende a 618 alunos em dois turnos.
Na Argentina, são três as escolas públicas com nome de Brasil. Em uma delas, na capital da província de Missiones, os alunos são atendidos em todos os níveis de aprendizagem, inclusive no Ensino Superior. Está prevista para este ano uma troca de experiências entre os estudantes dos dois colégios. Durante duas semanas, os gaúchos estarão na Argentina. Para facilitar o intercâmbio, uma professora de espanhol atuará na escola com oficinas aos alunos.