Protagonismo e futuro: experiências do RS ganham destaque na Expo Favela Innovation Paris
O governador Eduardo Leite falou sobre iniciativas que articulam urbanismo social, escuta comunitária e inclusão produtiva
Publicação:

O Rio Grande do Sul apresentou neste sábado (5/7), na Expo Favela Innovation Paris, na França, um conjunto de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e à transformação de territórios vulneráveis. A participação do governador Eduardo Leite no evento teve como foco iniciativas que articulam urbanismo social, escuta comunitária e inclusão produtiva para enfrentar desigualdades estruturais.
O evento reuniu lideranças internacionais, empreendedores de favela, organizações sociais e representantes de governos em torno de soluções concretas para as desigualdades urbanas. O delegado Antônio Padilha, diretor-executivo do RS Seguro, também participou das atividades. O Rio Grande do Sul foi o único Estado brasileiro a apresentar um modelo estruturado de prevenção à violência com ênfase em inclusão produtiva e desenvolvimento local.
No centro da apresentação estiveram o programa RS Seguro e os Projetos Urbanísticos Integrados (PUIs), que atuam em territórios com altos índices de violência a partir de três pilares: qualificação dos serviços públicos, participação da comunidade e reconfiguração dos espaços urbanos. Ao todo, o governo do Estado já destinou mais de R$ 310 milhões a ações voltadas a esses territórios.

“O combate à violência não pode se limitar ao enfrentamento do crime. É preciso garantir presença do Estado com educação, cultura, saúde, infraestrutura e oportunidades. É isso que temos feito com o RS Seguro, unindo prevenção, cuidado e escuta qualificada das comunidades”, afirmou o governador.
Na sua fala, Leite também destacou parcerias com a Central Única das Favelas (CUFA), como a Expofavela RS e a Taça das Favelas, que, desde 2023, têm envolvido milhares de jovens em iniciativas de empreendedorismo e esporte em todas as regiões do Estado. Também participaram do painel a deputada francesa Eléonore Caroit e Eric Fajole, diretor para a América Latina da Business France.
A edição francesa contou com 12 mil visitantes, 106 palestras, 19 fundos de investimento e a participação de empreendedores brasileiros que atuam em territórios populares com inovação e impacto social.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom