Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda garante apoio às vítimas da chuva na Zona Sul do Estado

Publicação:

A Defesa Civil do Estado realiza o embarque de alimentos para as vítimas atingidas pelas chuvas no município de São Sebastião do Caí.
Defesa Civil auxilia desabrigados do município de São Sebastião do Caí - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Por determinação da governadora Yeda Crusius, uma equipe da Defesa Civil foi enviada à Zona Sul do Estado, nessa quarta-feira (28) à noite, para auxiliar no resgate de possíveis vítimas e avaliar as necessidades após a forte chuva que atingiu os municípios da região. Tudo o que for necessário terá prioridade do governo estadual, afirmou Yeda nesta quinta-feira (29). A chuva bloqueou o acesso a Pelotas e, segundo a governadora, o Estado está em alerta para que este momento seja vencido e o tráfego, liberado com segurança.

Choveu 250 milímetros em Capão do Leão e a cabeceira de uma ponta na BR-116 cedeu, interrompendo o trânsito. Não há previsão de liberação para o tráfego. A forte precipitação também causou alagamentos em boa parte do município, e 200 pessoas estão desabrigadas. Em Turuçu, a BR-116 está bloqueada na altura dos quilômetros 472, 480, 485 e 510 devido a água na pista. Segundo a Defesa Civil, 400 pessoas estão desabrigadas e 1,2 mil, desalojadas no município.

Em Pelotas, a forte chuva causou alagamento em ruas e residências e houve falta de energia elétrica. No município de Arroio do Padre, um microônibus caiu no Arroio Contagem, mas não há informações de vítimas. A chuva também danificou residências em Rio Grande e alagou bairros em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na tarde desta quinta-feira (29), a Defesa Civil do Estado envia à Zona Sul kits de limpeza, colchões, lençóis, travesseiros e cestas básicas.

Rodovias estaduais
Segundo informações do Daer, a RS-737 está bloqueada no entroncamento com a BR-116. A RS-265, no trecho que liga os municípios de Canguçu a Piratini, também enfrenta problemas com as chuvas e o trânsito segue bloqueado. Não há previsão de liberação.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul