Vieira visita escolas de São Luiz Gonzaga e abre mostra do Núcleo 6
Publicação:

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, visitou duas escolas de São Luiz Gonzaga na manhã desta terça-feira (25) e conheceu as dependências da 32ª CRE. No CIEP Dr. Mário Vieira Marques, foi recebido com apresentações artísticas dos alunos, que estudam em regime de tempo integral. A direção da instituição também apresentou à coordenadora Josefina e ao diretor de Articulação com os Municípios Itamar Baptista Chagas, as necessidades de reparos no prédio, como a drenagem do pátio.
O segundo educandário a receber a visita de Vieira foi a Escola Técnica Agrícola Cruzeiro do Sul, onde a direção também solicitou melhorias, como a construção de um auditório e de uma quadra esportiva coberta.
Na segunda-feira (24), também em São Luiz Gonzaga, Vieira abriu a Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Escolas de Curso Normal (MEP) do Núcleo 6, que reúne alunos das regiões de São Luiz Gonzaga (32ª CRE), Uruguaiana (10ª CRE), Santo Ângelo (14ª CRE), São Borja (35ª CRE) e Ijuí (36ª CRE). Neste ano, o tema da mostra é Novas Tecnologias: Conexão entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento.
“Reunimos aqui 30 projetos de alunos de educação profissional, 10 projetos de alunos de ensino médio politécnico e dois projetos de alunos de curso normal. São 114 estudantes expositores, 39 professores orientadores, 21 escolas e quatro professores interlocutores entre as regiões e a Suepro”, explica a coordenadora Regional de Educação, Josefina Adams de Moraes.
Na recepção aos estudantes, Vieira reafirmou o compromisso da Secretaria da Educação com o Ensino Profissional, prova disto é a reestruturação da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). O secretário também destacou a participação de estudantes em feiras internacionais, caso da aluna da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Nathália Jardim, premiada recentemente na China.
“Uma de nossas metas prioritárias de gestão é dar ao ensino técnico profissional a prioridade que ele merece. Estas mostras são a maneira que os nossos estudantes e os nossos professores possuem de demonstrar publicamente os seus trabalhos e os seus avanços, que nos deixam extremamente orgulhosos. Apesar de todas as dificuldades, temos enormes potencialidades e um corpo de professores e alunos trabalhando para recolocar a educação do Rio Grande do Sul no lugar de destaque que ela já ocupou no contexto da federação brasileira”, afirmou Vieira.
Texto: Roberto Witter/ Seduc
Edição: Léa Aragón/CCom