Estado promove aulão especial para alunos do Programa Universitário do Amanhã
Cerca de 240 jovens da capital participaram do encontro, que contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RS), promoveu, na tarde desta segunda-feira (4/8), o Aulão Especial Universitário do Amanhã. Realizado no Centro de Eventos do Ciee-RS, na Unidade Centro Histórico, em Porto Alegre, o encontro reuniu cerca de 240 jovens da capital participantes do Programa Universitário do Amanhã.
O evento, que teve transmissão on-line para estudantes de outros municípios, contou com a participação do vice-governador do Estado, Gabriel Souza. A iniciativa é destinada para estudantes da rede pública estadual, preferencialmente inscritos no CadÚnico, que tenham o objetivo de ingressar no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Estamos muito felizes em ampliar o programa, que prepara jovens de baixa renda para o Enem e para o acesso à universidade. Sabemos que muitos ainda enfrentam os efeitos da pandemia e, mais recentemente, das enchentes. Por isso, é fundamental que o Estado esteja presente nesse momento decisivo da vida dos jovens, apoiando sua trajetória rumo à qualificação profissional. O curso, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ciee, já formou mais de 11 mil alunos no atual governo. Hoje, celebramos uma grande conquista: além das 5 mil vagas contratadas, o Ciee está doando mais 3 mil vagas extras, totalizando mais de 8 mil estudantes beneficiados neste ciclo. É uma política pública afirmativa que ajuda a transformar realidades e resgatar sonhos, oferecendo formação de qualidade e abrindo portas para o futuro desses jovens e de suas famílias”, ressaltou Gabriel.
Política pública que promove mudança de vida
O titular da Sedes, Beto Fantinel, destacou a importância de políticas públicas que oportunizam uma mudança de vida. “Vocês estão escrevendo as suas histórias a partir das oportunidades que vocês têm possibilidade de acessar por meio de políticas públicas como essa do Universitário do Amanhã. Nós acreditamos que a política pública é um instrumento de transformação da vida da nossa comunidade. E essa é uma oportunidade de uma mudança coletiva. Vocês são os protagonistas das suas histórias, mas também do futuro do nosso Rio Grande. Por isso, é importante um aulão como esse para que vocês possam se qualificar e buscar os seus sonhos.”

“Essa é uma grande oportunidade que vocês têm para conseguirem uma vaga e ingressarem no mundo universitário, que abre muitas portas na vida da gente. Vemos muitas mudanças na vida de muitas pessoas por meio do estudo e do trabalho. Força e foco que o sucesso vai vir”, afirmou o CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto.
Experiências com a plataforma de estudos
Além de participarem da aula especial de preparação para o Enem, conduzida por dois professores, os alunos Glória Costa Amaro, de 20 anos, e Arthur Artioli Pugens, de 17 anos, contaram suas experiências utilizando a plataforma de estudos e suas expectativas para o futuro.
“Tô no terceiro ano do Ensino Médio e a plataforma está me ajudando bastante. Consigo criar simulados baseado nas matérias que eu gosto. Então consigo garantir que estou realmente aprendendo o que estou estudando. Acho muito importante e está ajudando bastante, principalmente a criar a confiança de que vai dar certo no final. É muito gratificante estar fazendo parte disso”, ressaltou Pugens.
Glória reforçou a importância que o estudo tem para mudar realidades. “O ingresso na faculdade pode mudar a vida das pessoas. Quando a gente ingressa no Ensino Superior, a gente muda não só a nossa vida, mas a vida das pessoas ao nosso redor. O ensino é uma forma de transformação e de ascensão”, disse.
Universitário do Amanhã
O programa oferece uma plataforma de estudos personalizada com aulas on-line e de forma totalmente gratuita para a preparação para o Enem. Nesta edição, quase 10 mil estudantes se inscreveram para participar da iniciativa, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao Ensino Superior e fomentar a inclusão social e educacional no Estado.
Além das 5.162 vagas abertas, prioritárias para inscritos no Cadastro Único, foram ofertadas outras 3 mil pelo Ciee-RS, totalizando 8.162 vagas somente em 2025.
Com um investimento de R$ 2,2 milhões, o programa é coordenado pela Sedes em parceria com o Ciee. A iniciativa oferta aos alunos, além das aulas, um kit de materiais de estudo com mochila personalizada, caderno, apostila, canetas, borracha, marca-texto, apontador, régua e lápis. Os estudantes também têm acesso ilimitado à plataforma até o final deste ano.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom