Vídeo: Recuperado, Hospital de Canoas garante leitos para desafogar emergências da Capital
Publicação:
Depois de ter quase fechado as portas em 2011, o Hospital Universitário de Canoas demonstra sinais de franca recuperação. O convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para assumir o controle da instituição de saúde significou uma injeção de R$ 2,4 milhões apenas naquele ano. Desde então, os repasses estaduais somam R$ 300 mil mensais para manter 500 leitos em funcionamento.
A gestão do HU de Canoas é do Sistema de Saúde Mãe de Deus, através de contrato com a Prefeitura Municipal de Canoas e o Governo gaúcho. Com a CTI e o parque tecnológico recuperado, o hospital já é referência em obstetrícia e atendimento em Saúde Mental. O hospital conta com infraestrutura que garante segurança nas intervenções de alta complexidade, ala cardiovascular com UTI, enfermagem especializada, equipamentos de última geração, laboratório e eficiente banco de sangue.
Diariamente, o setor cardiovascular do HU realiza uma média de cinco procedimentos diagnósticos e terapêuticos na Unidade de Hemodinâmica e Terapia Endovascular, entre eles, cateterismos cardíacos,angioplastias com implantes de stents (tanto no coração como em vasos periféricos) e de marcapassos.
Apesar do HU de Canoas ter cota para convênios, o atendimento prioritário é de pacientes do SUS. Com a recente abertura de 17 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta no Hospital Universitário (HU) em Canoas, os atendimentos na emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre ganharam retaguarda.
Texto: Rachel Duarte
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305