Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Viaturas vão ajudar na fiscalização sanitária e no melhoramento genético

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 16.11.2017: Com a presença do governador José Ivo Sartori, ocorreu na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a entrega de veículos provenientes do Sistema Brasileiro de
Os doze veículos já irão para os municípios a partir desta quinta-feira - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Doze municípios ganharam viaturas para melhorar o trabalho de inspeção sanitária na área rural. Com isso, a proposta do governo é reforçar ainda mais o controle da qualidade dos alimentos que são produzidos no campo e vão para a mesa dos consumidores.

Os veículos - um por município - foram adquiridos por meio de convênios entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também do Desenvolvimento Social e Agrário. O valor estimado de cada automóvel é de R$ 50 mil, totalizando R$ 600 mil. 

A frota chega por meio de duas iniciativas. Uma é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que padroniza e equipara os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. A outra é o programa Dissemina, para qualificar e modernizar a bovinocultura de corte e leite, apostando em tecnologia e melhoramento genético.

Os municípos beneficiados são Alegrete, Miraguaí, Rosário do Sul e São Pedro do Butiá (que aderiram ao Sisbi), além de Ajuricaba, Camaquã, Catuípe, Itati, Quevedos, Roque Gonzales, Santa Bárbara do Sul e São Martinho (que aderiram ao Dissemina). Prefeitos, secretários e vereadores das 12 cidades receberam as chaves dos automóveis nesta manhã, no pátio da Secretaria da Agricultura. 


Fotos: Karine Viana/ Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori destacou que, apesar das dificuldades financeiras, o governo não deixa nenhuma área de lado. "Este ato mostra que nos preocupamos com a qualidade dos alimentos. Por mais simples que seja o produto, ele precisa de condições sanitárias ideais, com acompanhamento técnico e fiscalização. É a segurança alimentar da população que está em jogo", afirmou.

Segundo o secretário da Agricultura, Ernani Polo, as ações integradas sempre trazem repercussão nos municípios. "Elas abrem um novo horizonte para os produtores lá no campo, com mais emprego e renda para as famílias, e também na cidade, com produtos de maior qualidade para todos", disse.

Para o prefeito de Santa Bárbara do Sul, Mário Filho, o veículo vai fortalecer a agricultura familiar. "Vamos usá-lo para levar material genético e um profissional para ajudar os produtores de leite na qualificação da sua atividade", afirmou.



Texto: Vanessa Felippe
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul