Assinatura de termo de cooperação marca início do programa Comunidades Inovadoras
A iniciativa levará inovação social a áreas vulneráveis de quatro municípios gaúchos
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), deu início, nesta quinta-feira (8/5), ao programa Comunidades Inovadoras com a assinatura do termo de cooperação com a Central Única das Favelas (Cufa-RS) e representantes das prefeituras de Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. O ato ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e reuniu autoridades estaduais e municipais.
O programa integra o eixo de inclusão do RS Seguro – iniciativa transversal do governo do Estado na área de segurança pública – e tem como objetivo promover a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico em territórios vulneráveis do Rio Grande do Sul.
“Na Sict, trabalhamos para que a inovação chegue a todos, com foco na melhoria da vida das pessoas. Nossos programas conectam cidades, escolas e comunidades, especialmente por meio da educação tecnológica. Acreditamos que a inovação social é essencial para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, comentou a titular da pasta, Simone Stülp.
O Comunidades Inovadoras prevê a implantação de quatro espaços comunitários para ofertar, inicialmente, os cursos de moda, leitura e interpretação de desenho técnico, informática e oficinas técnicas de podcasts. As localidades escolhidas foram Nova Santa Marta (Santa Maria), Restinga (Porto Alegre), Nossa Senhora de Fátima (Caxias do Sul) e Areal/Dunas (Pelotas). Os locais foram definidos a partir de um mapeamento prévio e de uma escuta ativa com 100 lideranças das comunidades, o que permitiu identificar prioridades e desenhar estratégias específicas para cada uma delas.
Conforme destacou o diretor executivo da Cufa-RS, Roberto Torres Júnior, as comunidades são organismos vivos. "Então este é apenas o ponto de partida do projeto, que será reformulado ao longo do tempo para atender a novas demandas da população”, explicou.
"Estamos dando mais um passo importante no RS Seguro COMunidade. Essa parceria com a Sict, a Cufa e os municípios reforça nosso compromisso com as comunidades, por meio da inovação, promovendo maior inclusão social com ações estratégicas integradas. A participação dos moradores locais sempre será fundamental para atingirmos o objetivo de priorizar as necessidades desses territórios e dessas populações", afirmou o diretor-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha.
A cerimônia também contou com as presenças do titular-adjunto da Sict, Mário Gonçalves, do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, da vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga, da coordenadora do programa Bairro Empreendedor de Pelotas, Letícia Duarte, e do coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, entre outras autoridades.
Comunidades Inovadoras
Instituído pelo Decreto 58.097, de 7 de abril de 2025, o programa Comunidades Inovadoras é executado pela Sict e está inserido no âmbito das ações voltadas à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Entre os objetivos da iniciativa estão:
- Desenvolver tecnologias sociais com vista à redução das desigualdades socioeconômicas;
- Apoiar o acesso a equipamentos e infraestrutura de conectividade para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Promover a capacitação tecnológica com foco no desenvolvimento de competências;
- Apoiar o desenvolvimento de negócios e iniciativas empreendedoras locais;
- Estimular a criação, o desenvolvimento e a consolidação de ecossistemas entre os atores da quádrupla hélice.
Texto: Vitor Conto/Ascom Sict
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom