Valores democráticos são tema de painel com governador no Brazil Forum UK

Leite LON 1
“É essencial a busca da convergência, para que se avance nas agendas que atendam o que a população demanda", disse Leite - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite encerrou neste sábado (18/5), em Londres, no Brazil Forum UK 2019, a série de compromissos da sua primeira missão ao exterior. Realizado na London School of Economics e organizado por estudantes brasileiros que residem no Reino Unido, o evento abordou o tema “diálogos para uma agenda construtiva”.

?O painel com a presença do governador, sobre a “(re) posição de valores democráticos no século XXI”, reuniu ainda o deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem, o ex-senador Lindbergh Farias e a colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo.

Eles responderam ao questionamento sobre os principais desafios atuais à democracia efetiva e como superá-los. “Para mim, fica claro que democracia é respeito às formas, às regras do jogo, ao contraditório, é ter ciência de que quem não pensa como a gente não é um inimigo a ser exterminado do cenário, é reconhecer a legitimidade de mandatos conquistados”, analisou o governador.

Em sua fala, Leite citou como questões a serem melhoradas o sistema eleitoral brasileiro, de difícil compreensão por grande parte da população, o modelo partidário que facilita a criação de novas legendas e o sistema federativo.

“É fundamental que haja humildade por parte dos governantes. O Brasil tem um grande desafio de governabilidade, mas ele não é ingovernável. É, de fato, desafiador, porque temos um sistema federativo, três instâncias de governo, divididas em três poderes, um deles fragmentado em trinta partes, como o Congresso Nacional, um sistema de freio e contrapesos que limita muito a capacidade de entrega de resultados para a população”, acrescentou.

Leite LON 3
Realizado na London School of Economics, evento foi organizado por estudantes brasileiros que residem no Reino Unido - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

Diante disso, ponderou o governador, além de humildade, é necessária convergência entre todos os atores, para que sentem à mesma mesa para alinhar os interesses legítimos de cada parte e melhorar a vida de quem mais precisa do governo. “É essencial e estratégica a capacidade de quem governa de promover, a partir do diálogo, a busca da convergência, para que se avance nas agendas que atendam os resultados que a população demanda.”

Depois disso, os participantes responderam perguntas da plateia sobre temas como corrupção, intolerância, redes sociais e a participação da sociedade no processo democrático. ?O evento reuniu cerca de 300 estudantes e trabalhadores brasileiros que residem no Reino Unido. Entre os painelistas, estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, a procuradora-geral da República, Raquel Dogde, e o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Texto: Renan Arais
Edição: Marcelo Flach/Secom