Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador reúne-se com diretores da Pirelli em Londres para tratar de Gravataí

Publicação:

Card viagem
- - Foto: Bruno Ibaldo / Arte Secom

Em Londres, neste sábado (18/5), o governador Eduardo Leite esteve reunido com o vice-presidente de operações da Pirelli Milão, Andrea Casaluci, com o vice-presidente de assuntos corporativos, Filippo Grasso, e executivos da marca, para tentar identificar alguma possibilidade de a empresa reverter a decisão de fechar a unidade de produção de pneus de motocicletas em Gravataí, anunciada no começo desta semana.

Os representantes da empresa, porém, explicaram que a decisão não envolve nenhuma questão de incentivos ou de governo, mas, exclusivamente, de mudança estratégica e global. A decisão fará com que a empresa transfira as operações para Campinas, onde já há uma unidade maior de produção.

“Conversamos e tentamos identificar todas alternativas possíveis, porém fomos informados de que a decisão não envolve o Estado, trata-se apenas de uma questão de estratégia da empresa”, disse o governador.

A unidade de pneus para motos representa cerca de um terço do complexo de produção em Gravataí e emprega cerca de 900 pessoas. A produção de pneus de veículo de grande porte (caminhão e máquinas agrícolas), com cerca de 1,6 mil trabalhadores, será mantida.

Para tentar reverter ou amenizar o impacto econômico e social em função da decisão, que deverá ser gradual, ao longo dos próximos dois anos, o governador disse que o Estado vai trabalhar para identificar, a partir das instalações que serão mantidas e dos recursos humanos que ficarão disponíveis no mercado, o que é possível fazer. A primeira opção será relacionada à produção que já existe, com a possibilidade de ampliação do negócio, por exemplo.

“Vamos avaliar os números e a situação de forma que possamos buscar interessados nessa área, aproveitar a capacidade instalada e o capital humano de qualidade”, completou.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, também participaram da reunião no fim da manhã, no horário de Londres.

Em breve, a empresa deverá começar a procurar os sindicatos ligados aos funcionários da unidade para conversar. Como parte do maquinário vai ser transferido para Campinas, trabalhadores poderão ser convidados a seguir na empresa, atuando na unidade paulista. Segundo o secretário da Fazenda, o Estado ficou à disposição para auxiliar nesse processo.

Entenda a situação

O governo do Estado foi informado na última segunda-feira (13/5) da decisão da empresa de encerrar a produção de pneus para motocicletas em Gravataí. Ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, e ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, no Palácio Piratini, representantes da Pirelli Milão e Brasil explicaram que se trata de uma reestruturação mundial.

Texto: Renan Arais
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul