Uma noite de cinema de rua no centro da capital
Publicação:

A rua dos Cataventos, que atravessa a Casa de Cultura Mario Quintana, no centro de Porto Alegre, se transformou em sala de cinema na noite desta segunda-feira (28). O motivo foi a solenidade de comemoração dos 10 anos do projeto Rodacine. Uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual do Cinema ( IECINE), com a Fundacine, que em 2011 tem o patrocínio da Eletrobrás,
Com a presença do secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, a noite começou com o presidente da Fundacine, Cícero Aragon, falando da trajetória desse projeto. Logo após foi a vez do diretor do IECINE, Luiz Alberto Cassol, lembrar que o Instituto completa 25 anos em 2011 e falar sobre a emoção de ver a rua lotada e a Casa de Cultura aberta para sessões comentadas. O presidente da assembléia destacou que o legislativo está à disposição para parcerias no setor audiovisual gaúcho. E, o secretário da Cultura, encerrou os pronunciamentos salientando a importância do Rodacine que leva a arte cinematográfica a municípios onde ainda há pessoas que nunca foram a uma sala de cinema, disse Assis Brasil.
Após os discursos oficiais subiram ao palco o diretor e elenco do filme Em Teu Nome, conversaram sobre o trabalho e a proposta do filme que foi exibido para o público que lotou a rua dos Cataventos.
O Rodacine
Uma das mais importantes iniciativas de democratização do acesso à produção cinematográfica nacional e de descentralização da exibição promove sessões gratuitas de cinema brasileiro em municípios do Rio Grande do Sul que não possuem salas de exibição.
Ao longo de suas dez edições, o projeto já realizou mais de 1.115 exibições, reuniu aproximadamente 464.566 espectadores - com uma média de público de 416 pessoas por sessão, e contemplou cerca de 714 municípios. Além disso, foram exibidos mais de 30 filmes nacionais.
As sessões geralmente ocorrem em praças, ginásios, escolas, centros comunitários e paróquias, onde um furgão equipado com equipamentos de projeção, sistema de som e telas em dimensões de cinema é operado por uma equipe especializada. Dentro de sua programação, são exibidos filmes de curta e longa-metragem, procurando atender a todos os gostos: comédias, dramas, animações, infantis e documentários. Em cada uma das temporadas, contempla o calendário cultural e escolar das localidades que visita, adequando os filmes aos eixos: volta às aulas, inverno, verão e calendário de eventos regionais