Último mapa definitivo do Distanciamento Controlado de 2020 confirma 15 regiões em bandeira vermelha

Pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 34ª rodada foram indeferidos

DC34 mapa
-

O último mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado de 2020 mantém, nesta segunda-feira (28/12), 15 regiões Covid em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Isso porque o Gabinete de Crise decidiu pelo indeferimento dos dois pedidos de reconsideração feitos por associações regionais e municípios, que solicitaram a permanência em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Passo Fundo, que também pediu reconsideração na semana passada, teve o pedido indeferido porque a região tem elevadas taxas de ocupação hospitalar, e elevado quantitativo de registro de hospitalizações por Covid-19. Além disso, tanto a região como a macrorregião registram aumento de pacientes internados em UTI para Covid-19 e redução do número de leitos livres de UTI. O outro pedido foi individual, do município de Cachoeirinha, sendo indeferido por não atender aos requisitos de zero hospitalizações e zero óbitos por Covid-19, nos 14 dias anteriores à apuração.

Ainda trazendo um reflexo da situação de alto índice de contágio e de constante aumento de ocupação de leitos de hospitais por coronavírus no Rio Grande do Sul, o mapa definitivo da 34ª rodada confirma, portanto, seis regiões em bandeira laranja e 15 regiões em vermelha.

Em bandeira laranja, estão as regiões de Guaíba, que se classificou como risco médio pela segunda semana consecutiva, Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas e Bagé.

Veja a classificação definitiva da 34ª rodada em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer no dia 15 de dezembro. Das 21 regiões Covid, 19 estão em cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações regionais. Apenas as regiões de Guaíba e Uruguaiana não aderiram à gestão compartilhada.

Confira os protocolos próprios de cada região em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

Nesta semana, o mapa preliminar da 35ª rodada do Distanciamento Controlado será divulgado no site do governo do Estado excepcionalmente às 19h do dia 1º de janeiro.

Regra 0-0

Nesta 34ª rodada, 414 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,6 milhões de habitantes, o que corresponde a 76,5% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 163 municípios (665,9 mil habitantes, 5,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não tiveram registro de óbito ou hospitalização de moradores nos 14 dias anteriores à aprovação, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Dos 83 municípios (2,65 milhões de habitantes, 23,5% da população gaúcha) que se encontram em regiões de bandeira laranja, seis cidades (36,3 mil habitantes, 0,3% da população gaúcha) não registraram óbito ou hospitalização nos últimos 14 dias.

• Clique aqui e acesse a lista de municípios que se encaixam na Regra 0-0

RESUMO DA 34ª RODADA

BANDEIRA VERMELHA (15):

Cachoeira do Sul (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana

BANDEIRA LARANJA (6):

Bagé (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Novo Hamburgo (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 34ª rodada do Distanciamento Controlado após a análise de pedidos de reconsideração.

Texto: Suzy Scarton e Raiza Roznieski/Ascom Sict
Edição: Marcelo Flach/Secom