Tudo Fácil Móvel em Tramandaí soma mais de 800 atendimentos nos primeiros quatro dias de atividade
Confecção da Carteira de Identidade Nacional concentrou a maior parte da demanda, com 200 emissões
Publicação:
A Unidade Móvel do Tudo Fácil em Tramandaí realizou 804 atendimentos nos quatro primeiros dias de operação, desde o início das atividades, em 5 de janeiro. Instalada no calçadão da Orla, em frente ao letreiro “Eu amo Tramandaí”, a estrutura coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) tem concentrado a procura por serviços públicos essenciais durante o período de veraneio no Litoral.
O secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, destacou que a atuação da unidade móvel reforça a presença do Estado, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas. “A proposta do Tudo Fácil móvel é levar o Estado para mais perto do cidadão. Os números mostram que a população busca não apenas a confecção da identidade, mas também orientação e acesso a diversos serviços públicos em um único local, com menos deslocamento e mais praticidade”, afirmou.
A Unidade Móvel do Tudo Fácil permanece em Tramandaí até 16 de janeiro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 18h.
Identidade lidera
A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) concentrou a maior parte das solicitações registradas na unidade móvel do Tudo Fácil em Tramandaí. Nos primeiros dias, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) contabilizou 44 emissões no dia 5, 55 no dia 6, 51 no dia 7 e 50 no dia 8, totalizando 200 documentos encaminhados. A estrutura conta com dois guichês exclusivos para a confecção deste documento, com capacidade para atender até 60 pedidos por dia.
Para a emissão da CIN, é necessário apresentar Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou autenticada). Também podem ser incluídos outros dados mediante a apresentação dos documentos originais.
Agilidade e praticidade
Usuários que passaram pela unidade móvel destacaram a organização e a facilidade no acesso aos serviços. Moradora de Tramandaí, Neila Maria Teixeira de Fraga procurou a unidade para atualizar o documento de identificação. “Nem sabia que minha identidade estava vencida. Aproveitei que estava aqui e fiz. Foi rápido e tranquilo”, relatou.
Giovani Tadeu Leite do Prado, igualmente morador do município, também buscou a nova Carteira de Identidade Nacional durante a passagem da unidade na orla. “Vim fazer a identidade nova. O serviço é fácil, prático e funcionou bem”, contou.
Atendimentos complementares
Além da confecção da CIN, a unidade móvel também presta orientação ao cidadão, serviço que somou 569 registros no período. A iniciativa oferece suporte para acesso a serviços digitais do governo estadual, além de esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos gerais.
Também foram registrados atendimentos relacionados ao IPE Previdência, IPE Saúde e ao atendimento assistido, que envolve apoio ao uso do portal rs.gov.br, como agendamentos e orientações sobre a conta gov.br. O atendimento assistido totalizou 27 registros.
Serviço no Litoral
A atuação da unidade móvel do Tudo Fácil integra a estratégia do governo do Estado de aproximar os serviços públicos da população durante o verão e antecede a instalação de uma unidade fixa em Tramandaí, com previsão de abertura em 2026, conforme contrato de comodato já formalizado.
O município do Litoral Norte é o segundo a receber a Unidade Móvel do Tudo Fácil. A primeira experiência ocorreu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde o serviço foi inaugurado em dezembro pelo Governo do Estado. Na ocasião, a unidade móvel realizou 1.197 atendimentos em sete dias.
Próxima parada
Após o encerramento das atividades em Tramandaí, em 16 de janeiro, a unidade móvel seguirá para Xangri-lá, a partir do dia 19 de janeiro, e, na sequência, estará em Torres entre os dias 3 e 13 de fevereiro.
Rede Tudo Fácil
Criado em 1998, o Tudo Fácil reúne, em um único espaço, serviços públicos de alta demanda, com modelo de atendimento integrado e híbrido, voltado à ampliação do acesso e à inclusão digital e social. A rede conta atualmente com dez unidades em funcionamento no Rio Grande do Sul.
O programa está presente em Porto Alegre (Centro, zonas Norte e Sul) e nos municípios de Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.
Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom