Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tempo médio de espera por consulta em neurologia cai 36% no Rio Grande do Sul

Ação da Secretaria da Saúde, com o apoio do TelessaúdeRS, reduz filas e garante acesso mais rápido ao SUS

Publicação:

Uma mulher posa para a foto, sorrindo, em uma sala de trabalho. Ela está posicionada em frente a duas telas de computador.
Médica consultora e reguladora atua por meio do TelessaúdeRS - Foto: Divulgação TelessaúdeRS

A Secretaria da Saúde (SES) vem fortalecendo o acesso a consultas e procedimentos especializados em diversas áreas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso da neurologia. Entre dezembro de 2024 e julho de 2025, a média do tempo de espera para consulta diminuiu de 89 para 57 dias – uma queda de 36% na espera por esse tipo de atendimento especializado no Estado.

A redução é fruto da ampliação do trabalho de regulação ambulatorial realizado pela SES em parceria com o TelessaúdeRS. A ação integra o projeto RegulaSUS, criado para reduzir o tempo de espera para consulta médica e qualificar o cuidado prestado na atenção primária à saúde (APS).

A neurologia é uma especialidade que abrange diversas condições clínicas, como epilepsia, esclerose múltipla, distúrbios do movimento e cefaleias crônicas, todas com grande impacto na vida dos pacientes. O acesso rápido ao neurologista permite diagnóstico precoce, início oportuno do tratamento e prevenção de complicações que poderiam agravar o quadro clínico.

A redução do tempo de espera no caso das consultas neurológicas refletem o potencial que uma regulação bem estruturada tem para melhorar o acesso à saúde no SUS. Ao priorizar os casos de maior gravidade e promover o diálogo entre os médicos especialistas do TelessaúdeRS e os da APS, a iniciativa garante maior resolutividade, evita deslocamentos desnecessários e assegura um cuidado mais ágil e eficiente para a população.

A SES e o TelessaúdeRS seguem atuando de forma integrada em diversas especialidades e regiões do Estado, consolidando o RegulaSUS como uma estratégia fundamental para qualificar o acesso à atenção especializada no Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom TelessaúdeRS e Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul