Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Técnicos cubanos chegam ao Estado para conhecer lavoura de arroz irrigado

Publicação:

Um grupo de técnicos cubanos ligados a orizicultura foram recepcionados nesta terça-feira (12), no Palácio Piratini. Esta é a terceira etapa da missão com Cuba, cujas tratativas começaram em março de 2012.

Os pesquisadores devem ficar 15 dias para conhecer de perto a lavoura de arroz irrigado cultivado no Estado. Para Luis Enrique Rivero, pesquisador do Instituto de Grãos de Cuba, esta é uma oportunidade para a troca de experiências, sendo que o RS produz quatro vezes mais do que a ilha: Nós temos experiência em cultivo sustentável e rotação de culturas, sabemos que estes assuntos interessam ao Irga, e também buscamos informações sobre as variedades, produção de sementes, tecnologia de preparação do solo e pós-colheita.

Em setembro deste ano, um grupo de pesquisadores do instituto esteve em Cuba, onde foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Irga e o Instituto de Pesquisa de Grãos de Cuba, no qual a prioridade é a transferência de tecnologias para o manejo da cultura de arroz, assim como o intercâmbio entre produtores, técnicos e pesquisadores dos dois países.

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, a assinatura do convênio transcende o aspecto comercial e envolve a obtenção de melhores formas de manejo e, acima de tudo, aprender uns com os outros para alcançar uma agricultura mais sustentável. A realização de um intercâmbio técnico entre Irga e o instituto cubano tende a aperfeiçoar o sistema produtivo de ambos, já que Cuba possui um sistema de agricultura de base ecológica muito desenvolvido e nossos técnicos irão ao país buscar alternativas na produção de arroz.

A equipe foi recebida pela assessora de Relações Internacionais do Governo do Estado Norma Espíndola, pelo presidente do Irga e pela assessora de Assuntos Institucionais da Fepagro, Andréia Nunes Sá Brito.

Missão Cuba
Em março deste ano os técnicos integrantes da comitiva cubana passaram 15 dias na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, realizando o curso de Capacitação de Sistemas de Arroz Irrigado organizado pelo Irga.
As viagens são parte do projeto de cooperação descentralizada entre o Rio Grande do Sul e a ilha na área da Agricultura.

O projeto é um dos resultados das missões governamentais realizadas a Cuba em 2012, tendo como principal objetivo o fortalecimento da cooperação interinstitucional de longa duração entre o RS e Cuba. Na primeira etapa, um grupo de dez especialistas cubanos chegou em março e permaneceu no Estado por 53 dias, conhecendo a experiência gaúcha nas organizações sociais, formas de manejo e tecnologias nas cadeias produtivas do arroz, leite e nos processos agroindustriais de frutas nativas e hortaliças.

Texto: Marlise Mattos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul