Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva do RS conclui missão no Peru com foco em emergências climáticas

Iniciativa da Organização Internacional para as Migrações promoveu intercâmbio sobre acolhimento e gestão de desastres

Publicação:

Missão do governo do Estado ao Peru
Secretários, diretores e técnicos do Estado foram conhecer práticas de acolhimento humanitário em desastres - Foto: Divulgação OIM

A comitiva do Governo do Rio Grande do Sul concluiu no sábado (24/5) a missão oficial ao Peru voltada à troca de experiências em preparação e resposta a emergências climáticas. Com duração de três dias, a agenda foi promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e teve como objetivo principal conhecer boas práticas de acolhimento humanitário em desastres, com ênfase em inundações.

Durante o intercâmbio, os representantes gaúchos participaram de reuniões e visitas técnicas em instituições locais como o Centro Nacional de Operações de Emergência (Coen), de campo, no distrito de Chorillos, acompanhados de autoridades locais, ligadas à gestão de riscos. A finalidade foi conhecer ferramentas técnicas de preparação. A escolha do Peru como país anfitrião se deu por sua ampla experiência no enfrentamento de desastres naturais, como o Ciclone Yaku (2023), o fenômeno El Niño Costeiro (2017) e enchentes históricas ligadas ao fenômeno El Niño, como as de 1997 e 1983.

Missão do governo do Estado ao Peru
"Estamos aqui nos preparando para o futuro do nosso Rio Grande do Sul", declarou Fantinel - Foto: Divulgação OIM

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o intercâmbio proporcionou aprendizados relevantes para o aprimoramento das políticas públicas, além de métodos e ações emergenciais que podem fazer a diferença no Estado. “É um encontro de muita aprendizagem. Aqui entendemos o tipo de ação e as metodologias utilizadas junto ao escritório da OIM. Estamos aqui nos preparando para o futuro do nosso Rio Grande do Sul, com mais conhecimento, aprendendo com as experiências de quem já viveu e quem está enfrentando há mais tempo esses eventos climáticos”, afirmou.

Esses eventos fortaleceram o Sistema Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (Sinagerd) peruano, especialmente em níveis comunitários e institucionais — modelo que serviu de inspiração para a delegação brasileira. A missão reforça a busca por soluções eficazes para enfrentar os desafios climáticos recentes enfrentados pelo Rio Grande do Sul.

“O Peru se caracteriza por enfrentar diversas situações de emergência muito semelhantes às vividas pelo Rio Grande do Sul. A missão tem justamente o objetivo de promover essa troca de experiências e buscar respostas conjuntas, para que, a partir das estratégias adotadas no Peru e no RS, possamos avançar e estar mais preparados para enfrentar futuras emergências”, declarou Clovis Magalhães, secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais, vinculado ao Gabinete do Vice-Governador.

Missão do governo do Estado ao Peru
Durante três dias, representantes do governo gaúcho conheceram ferramentas técnicas de preparação para eventos extremos - Foto: Divulgação OIM

A missão também estreitou os laços de cooperação internacional na área de gestão de riscos e acolhimento humanitário.

A comitiva foi formada também pelo assessor técnico do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), Antonio Paulo Cargnin; o diretor de Habitação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Jonatas Lopes; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec 8), tenente-coronel Helio Schauren Junior; o prefeito de Encantado, Jonas Calvi; além de representantes do sistema Fecomércio/RS e Sesc/RS.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul