Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Taquara será o primeiro município a estabelecer convênio com a Rede Escola de Governo

Publicação:

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) consolidou mais duas importantes parcerias. Em encontro, ontem, entre o presidente da instituição, Jorge Branco, e o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, foram apresentadas as diretrizes da
Taquara será o primeiro município a estabelecer convênio com a Rede Escola de Governo

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) consolidou mais duas importantes parcerias. Em encontro, ontem, entre o presidente da instituição, Jorge Branco, e o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, foram apresentadas as diretrizes da Rede Escola de Governo e feito convite para o estabelecimento de convênio com a Fundação.

Desta forma, o município se torna o primeiro a possibilitar que seus servidores possam participar dos programas de formação continuada desenvolvidos pela Rede Escola de Governo. “Vocês acertaram em cheio, as necessidades dos municípios são muito grandes”, salientou o prefeito. A Rede Escola de Governo tem como um dos principais objetivos ser um instrumento capaz de aumentar a eficácia e a transparência das políticas públicas.

Parceria com a Faccat

À tarde, a direção da FDRH foi recebida pelo diretor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Delmar Henrique Backes, a fim de formalizar o convite para que a instituição passe a integrar a Rede Escola de Governo. O diretor não hesitou: da nossa parte está decidido que participaremos. A Faccat deve apresentar nas próximas semanas sugestões e propostas de temas sobre os quais poderá desenvolver um programa de formação continuada.

Com a adesão da Faccat, já são 25 instituições de ensino superior que compõem a Rede Escola de Governo, um sistema integrado de formação continuada articulado em rede e coordenado pela FDRH. Cada instituição de ensino superior é responsável por um programa que aborda e aprofunda temas estratégicos para o Estado, por intermédio de ações educacionais voltadas à formação técnica e crítica dos servidores públicos, tanto estaduais quanto municipais, e dos agentes sociais.

O projeto foi concebido de forma que seja possível utilizar a capacidade instalada das instituições de ensino superior no que diz respeito à infraestrutura e, sobretudo, ao capital intelectual. Desta forma, é possível reunir um corpo docente do mais alto nível e assegurar a certificação emitida por universidades, centros universitários, institutos e fundações reconhecidos por sua qualidade em ensino e pesquisa, no Brasil e no exterior.

Investimentos

Uma das metas da Rede Escola de Governo é incentivar e propor novas formas de ação dos indivíduos e organização do Estado. Entre as suas diretrizes, estão o fomento à pesquisa voltada ao setor público e o lançamento de publicações científicas a partir do material que irá resultar dos cursos de formação. Em 2011 serão investidos em torno de R$ 8 milhões em mais de 80 ações que incluem cursos de especialização, extensão e seminários. A projeção de investimentos até 2015 é de cerca de R$ 100 milhões.

Texto e foto: Daiane Evangelista
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul