Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Música, danças e trovas gaúchas marcaram a abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha na 48ª Expointer

Iniciativa tem como foco a promoção do varejo e a valorização da cultura gaúcha

Publicação:

A foto captura um momento vibrante durante a abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha na 48ª Expointer. Um grupo de artistas, vestindo trajes típicos gaúchos, se apresenta com acordeões e tambores, entoando músicas e danças que celebram a cultura do Rio Grande do Sul. Ao fundo, um telão exibe imagens de apresentações anteriores, reforçando o clima festivo do evento. A alegria e o orgulho das tradições sul-rio-grandenses são evidentes em cada sorriso e movimento.
Evento contou com a apresentação do tradicionalista do Tibúrcio da Estância e do grupo folclórico Ana Terra - Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec

Começou com chimarrão, música e conversa  e terminou em dança, trova e animação a abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio no, penúltimo dia da 48ª Expointer.  A iniciativa, liderada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em conjunto com as Secretarias da Cultura (Sedac), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), entidades representativas do varejo e tradicionalistas, visa a impulsionar as vendas do varejo ao mesmo tempo em que enaltece a identidade gaúcha, no período de 6 a 21 de setembro. 

O sábado (6/9) de sol e tempo firme favoreceu o evento, que  começou no galpão da Escola do Chimarrão, com música, conversa e fala das autoridades e representantes de entidades e evoluiu para o Palco da Secretaria do Turismo, na Praça Central do Parque do Turismo.

Tradição e economia

O titular da Sedec, Ernani Polo, pilchado a caráter, destacou a importância de manter vivas as nossas tradições ao mesmo tempo que se estimula o comércio. "Essa campanha foi construída há muitas mãos e é de todos nós. É  primeira vez que setembro tem uma campanha de incentivo à cultura e à economia com essa dimensão, integrando tantas áreas e se refletindo em uma força conjunta para divulgar nossos valores e nosso trabalho. O mês de setembro é tradicionalmente um mês baixo de vendas e criamos uma forma de mudar esse cenário. Nosso objetivo é transformar setembro em um mês de festas gaúchas, como já acontece em outros estados, promovendo ainda mais o Rio Grande do Sul para o país e para o mundo", disse.

Ronaldo Santini, secretário de Turismo, definiu o significado da ação. "A campanha Ganha-Ganha Farroupilha é muito mais do que uma campanha promocional. Ele representa a união entre tradição, cultura e desenvolvimento econômico, fortalecendo o comércio local e incentivando a valorização dos nossos produtos. Essa iniciativa mostra que, quando trabalhamos de forma integrada, todos ganham: o consumidor, que encontra novas oportunidades; o lojista, que movimenta seu negócio; e a comunidade, que se beneficia com mais emprego e renda. Além disso, o projeto contribui para o fortalecimento do turismo, pois amplia a visibilidade do Rio Grande do Sul, atrai visitantes e conecta nossas tradições à experiência de quem escolhe viver o Estado durante esse período”, afirmou.

O secretário-adjunto de Comunicação, Maicon Bock, destacou o apoio da Comunicação. "Avaliamos a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento econômico, cultura e turismo, mas muito mais, para o gaúcho. O Estado se coloca ao lado de ações que gerem resultados efetivos para a sua população, e essa ação já está engajando o varejo estadual, contribuindo não só para aumentar as vendas, beneficiar o consumidor, mas para elevar a autoestima, o orgulho de ser gaúcho", reforçou.

Nesta imagem, a atenção se volta para um palanque onde autoridades e artistas interagem durante a abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha na 48ª Expointer. Um homem, segurando um microfone, discursa para a plateia, enquanto outros presentes, incluindo um artista com traje tradicional gaúcho e acordeão, demonstram atenção. Pilhas de caixas com a identidade visual da campanha "Ganha-Ganha Farroupilha" estão expostas, destacando o lançamento e o apoio a iniciativas locais.
Campanha visa a impulsionar as vendas do varejo ao mesmo tempo em que enaltece a identidade gaúcha - Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec

Estímulo à economia local

Em nome de todas as entidades do varejo, o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer, reconheceu a campanha como essencial para o setor. "Essa ação representa muito mais do que uma iniciativa promocional: ela é um verdadeiro motor de estímulo à economia local, à valorização do comércio regional e ao fortalecimento do relacionamento entre consumidores e lojistas. Estamos extremamente felizes em ver essa ideia se transformar em realidade, com resultados concretos para todo o setor. Campanhas como essa são fundamentais para renovar o entusiasmo do varejo e impulsionar o desenvolvimento sustentável da nossa região", enfatizou.

Para o  diretor da Escola do Chimarrão, Luís Fernando Rodrigues, "é uma honra sediar a abertura da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha. Este espaço foi criado pra preservar, ensinar e celebrar o símbolo maior da nossa hospitalidade: o chimarrão. E ver esse ambiente, que representa a cultura e a tradição do nosso povo, sendo escolhido para dar início a uma campanha tão importante pro comércio local, nos enche de orgulho", destacou.

Fortalecer a identidade gaúcha

Antes do discurso das autoridades, teve apresentação do tradicionalista do Tibúrcio da Estância e do grupo de projeção folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, animaram os presentes que acompanhavam a atividade. Os artistas também tiveram seu local de fala. "Essa ação é uma necessidade para unir o Estado em torno da cultura, das manifestações artísticas, e da economia, todas áreas importantes para o nosso Estado", comentou a diretora do grupo Ana Terra, Ana Rita.

"Essa campanha faz girar a roda da economia, mas também aquece o coração do povo gaúcho, porque valoriza o que é nosso e fortalece a nossa identidade", disse o tradicionalista Tibúrcio da Estância.

Uma campanha onde todo mundo ganha

As atrações culturais em todo o Estado terão apresentações de danças tradicionais, cavalgada de condução da Chama Crioula, artistas da música regional posando de “manequins” e até demonstração de doma racional de cavalo em shopping. A imersão na promoção já começa no Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde artistas gaúchos irão receber os visitantes, em atividade promovida pela Secretaria de Turismo do Estado. 

Além das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Cultura (Sedac), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), também fazem parte do comitê gestor da iniciativa a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a CCDL Porto Alegre, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), a Associação Gaúcha do Varejo (AGV), a Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS).

A cena retrata o palco principal da abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha na 48ª Expointer, com artistas em plena performance. Músicos com trajes gaúchos tocam acordeões e tambores, acompanhados por dançarinos que expressam a riqueza das tradições regionais. A energia contagiante da música e da dança envolve o público presente, criando uma atmosfera de celebração e valorização da cultura sul-rio-grandense. As plantas penduradas e as luzes adicionam um toque especial ao cenário.
Iniciativa pretende fazer girar a roda da economia, mas também aquecer o coração do povo gaúcho, valorizando sua identidade - Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec


Descontos, premiações e atrações culturais para os gaúchos

O consumidor poderá comprar o produto tão desejado a um preço mais acessível. Além de descontos exclusivos, da decoração temática e do sorteio de R$ 450 mil em prêmios pelo aplicativo da Nota Fiscal Gaúcha, os estabelecimentos vão promover atrações culturais como música, danças e trovas dentro de shopping centers, centros comerciais e lojas.


Os lojistas também concorrerão a prêmios por meio do concurso de vitrines organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Os estabelecimentos que decorarem as suas vitrines com a  temática farroupilha devem enviar uma foto para a prefeitura de sua cidade até o dia 15 de setembro. As três primeiras colocadas vão ganhar R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil.

Para participar da ação de vendas, os comerciantes devem realizar um rápido cadastro no site do Ganha-Ganha Farroupilha, onde podem ser tiradas dúvidas e acessar material gráfico para impressão e mídias digitais.


Cronograma de atividades durante a Ganha-Ganha Farroupilha em alguns municípios do Estado:

  • Porto Alegre
    • Na capital, o destaque é para o galpão da administradora de condomínios e imobiliária, Aliança, localizado na Rua Dona Laura, bairro Rio Branco. O andar térreo do prédio onde funciona a empresa foi coberto de madeira rústica, lembrando um dos piquetes do Acampamento Farroupilha. No local, os clientes saboreiam comida típica, com café de manhã, almoço e janta, e apreciam apresentações de música regional, entre os dias 08 e 20 de setembro. A empresa também vai realizar promoções e descontos.

    • Na terça-feira (9/9), o músico João Luiz Corrêa atuará como garçom no restaurante Grelhatus, a partir das 11h30. Entre um atendimento e outro, vai cantar e tocar gaita para os clientes.

    • As ações culturais da “Black Friday” gaúcha prosseguem na quarta-feira (10/9), com demonstração de doma racional com um cavalo levando para dentro do Shopping Total, a partir das 11h, com o domador Valdecir de Figueiredo Nascimento, além de pocket-show de Os Serranos.

  • Cachoeira do Sul
    • No domingo, (7/9), acontece desfile de modas, apresentações de danças tradicionais e mateada em frente à Catedral, a partir das 15h. Já na segunda-feira (8/9), haverá duas cavalgadas, a partir das 10h, para conduzir a Chama Crioula aos shoppings centers de Passo Fundo. A atividade é organizada   por integrantes da 7ª Região Tradicionalista e Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, juntamente com a CDL local.
  • Encantado
    • Na sexta-feira (12/9), às 11h30, integrantes do  CTG Giusepe Garibaldi e GAN Anita Garibaldi  irão participar de flashmob no centro da cidade, em frente ao comércio, promovendo um grande fandango e show de chula do Davi Chuleador. Depois, haverá passeio pelo comércio.

  • Gramado
    • No fim de semana dos dias 13 e 14 de setembro, acontece um festival de danças tradicionais gaúchas na Rua Borges de Medeiros. Artistas que participam do evento, organizado pelo “Mundo do CTG”, vão dançar em frente às lojas, para divertir os consumidores, às 10h e às 17h.


Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Anderson Machado/Ascom Expointer

Portal do Estado do Rio Grande do Sul