Superintendência de Portos e Hidrovias recupera sinalização náutica no Rio Jacuí
Publicação:
Os técnicos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) começaram, nesta segunda-feira (13), o trabalho de recuperação do balizamento no Rio Jacuí, no trecho compreendido entre a barragem Amarópolis e o Porto de Cachoeira do Sul. As atividades de recuperação da sinalização náutica se iniciaram no começo de agosto, entre Triunfo e Amarópolis. A atividade que compreende a substituição de novas boias de sinalização, é realizada com mão de obra e equipamentos próprios da SPH.
Conforme o chefe da Divisão de Estudos e Projetos (DEP), Álvaro Francisco Mello, o trecho inicial de aproximadamente 20 quilômetros recebeu boias de PEAD (polietileno de alta densidade) em substituição às metálicas. Na primeira etapa do trabalho foram instaladas 24 boias novas, que qualificarão a navegação das embarcações até a barragem de Amarópolis, afirmou
Mello disse que a sinalização no Rio Jacuí é fundamental para manter as embarcações no canal navegável. Segundo ele, há derrocamento (pedaços de pedras detonadas para abertura de canal) em alguns trechos, que se não estiverem devidamente sinalizados podem provocar danos nas embarcações. A sinalização é sinônimo de navegação segura e a SPH tem se esmerado em manter as hidrovias interiores em plena condição. Neste trecho, a sinalização está em plenas condições. Nossos esforços se concentram agora em qualificar o balizamento no restante do canal, que segue até Cachoeira do Sul, disse.
O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, explicou que é meta desta gestão é a qualificação do balizamento das hidrovias, não apenas na ligação do Porto da Capital até Rio Grande. Nossa preocupação é também com a navegação interior porque sabemos da sua importância e do quanto ela pode contribuir com a economia do Estado, disse.
Texto: Cristiane Franco
Foto: Álvaro Mello
Edição: Redação Secom (51)3210-4305