Gabriel Souza assina termo para instalação de Unidade Tudo Fácil em Tramandaí
Serviço deverá ser inaugurado em março de 2026 e prevê três mil atendimentos mensais
Publicação:
O governo do Estado formalizou neste sábado (13/12) a assinatura do contrato de comodato que viabiliza a instalação da nova Unidade de Atendimento Tudo Fácil no município de Tramandaí, no Litoral Norte. O documento foi assinado pelo vice-governador, Gabriel Souza, com a presença da titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, do prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, equipe técnica da SPGG e representantes do Supermercado São Pedro, que irá ceder o espaço para a estrutura pública. O ato reuniu ainda autoridades municipais e estaduais e marca o início da preparação do local e da organização dos serviços que serão ofertados à população.
Durante a solenidade, o vice-governador destacou a proposta do Tudo Fácil como instrumento de simplificação do acesso aos serviços públicos. “O Tudo Fácil é um serviço do governo do Estado que reúne inúmeros atendimentos em um só lugar e facilita a vida das pessoas. E o mais importante: será um Tudo Fácil realmente fácil de acessar, implantado em um ponto estratégico, entre bairros populosos, para estar perto de quem mais precisa. Levar essa iniciativa para o interior é reduzir burocracia, aproximar o Estado do cidadão e deixar para trás a lógica do serviço público do século passado”, ressaltou Gabriel Souza.
A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, destacou a ampliação da rede Tudo Fácil e a estratégia do Estado de aproximar os serviços públicos da população. Segundo ela, a rede vem passando por um processo consistente de expansão, que hoje conta com dez unidades em operação e outras em fase de implantação, como Canoas, Uruguaiana e agora Tramandaí. “O objetivo é garantir que o cidadão não precise se deslocar longas distâncias para resolver suas demandas. O Tudo Fácil é um espaço onde a pessoa encontra mais de 750 serviços digitais e mais de 60 presenciais, disponíveis em um só lugar, com mais comodidade, eficiência e acesso facilitado”, afirmou.
A nova unidade será instalada no piso superior do supermercado, na Avenida João de Magalhães, uma das principais vias do município, e tem previsão de abertura para o final de março de 2026. O local foi escolhido por reunir critérios de acessibilidade, localização estratégica, segurança e circulação urbana. Com 259 m² de área, 12 guichês de atendimento e quatro totens de autoatendimento, a estrutura tem expectativa inicial de realizar cerca de três mil atendimentos por mês, número que tende a aumentar durante o veraneio, quando a população sazonal cresce significativamente.
Cobertura regional e impacto populacional
Com a abertura da nova instalação, a rede Tudo Fácil ampliará sua presença para atender moradores de Tramandaí e da região que compõe o arranjo populacional Tramandaí–Osório, incluindo municípios como Osório, Capão da Canoa, Imbé, Torres, Cidreira, Balneário Pinhal e Arroio do Sal. Juntas, essas cidades reúnem cerca de 270 mil habitantes, dados de 2024. A localização estratégica da unidade — próxima a bairros populosos e interligada aos principais eixos viários da região — fortalece sua capacidade de atendimento regional.
Tramandaí, segundo município mais populoso do Litoral Norte, teve crescimento demográfico de 30,8% entre 2010 e 2022, com população estimada em 56.296 em 2024. A cidade também é marcada pela alta mobilidade de sua população: foi o município com maior número de moradores que trabalham em outras cidades do litoral, conforme dados do Censo de 2010. Além disso, durante o verão, o município apresenta a segunda maior população flutuante do litoral norte gaúcho, o que gera demandas extras sobre os serviços públicos.
O Prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, destacou a importância da iniciativa para o município e para o litoral.“O Tudo Fácil vai atender não só Tramandaí, mas todo o litoral, aproximando os serviços das pessoas”, afirmou.
Investimentos e serviços ofertados
O Estado será responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares, instalação da rede lógica e fornecimento de mobiliário e equipamentos, com investimento estimado em R$ 800 mil. Já o setor privado ficará encarregado pela execução das obras estruturais, climatização, acessibilidade e demais instalações do espaço, com valor aproximado de R$ 50 mil. O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 13h.
Entre os serviços que serão ofertados estão: emissão de carteira de identidade, agendamentos do IPE Prev e IPE Saúde, serviços do Detran e do Procon, segunda via de contas, certidões de antecedentes, folha corrida, emissão de senha do gov.br, recursos de infração, entre outros. Também estarão disponíveis canais de atendimento digital por meio da plataforma rs.gov.br, com auxílio de equipe treinada.
Sobre o Tudo Fácil
Criado em 1998, o Tudo Fácil reúne, em um único espaço, serviços públicos de alta demanda, oferecendo atendimento integrado, híbrido e ágil, com foco na inclusão digital e social. Além das três unidades em Porto Alegre (Centro, Zona Norte e Zona Sul), o programa está presente em Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Além disso, a Rede conta agora com uma unidade móvel em operação, que percorre todo o Estado com o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, oferecendo um atendimento mais acessível, eficiente e integrado às diferentes esferas do poder público.
Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom