Som e Luz modernizado contribui para o desenvolvimento da região das Missões, diz Sartori
Publicação:

Ao participar da cerimônia de inauguração do espetáculo Som e Luz modernizado, na noite dessa sexta-feira (29), em São Miguel das Missões, o governador José Ivo Sartori afirmou que a nova fase da atividade, além de aproximar visitantes e comunidade da experiência missioneira, poderá, com mais força, contribuir para o desenvolvimento da região, muito particularmente o turismo e a economia cultural.
“O espetáculo oferece aos visitantes um processo de aprendizado. Permite que através da memória recuperemos parte do que foi essa notável experiência de integração entre duas culturas. Nos aproxima de um momento fundador da cultura latino-americana”, destacou Sartori, lembrando que o Som e Luz é devolvido à comunidade de forma qualificada e com uma ampla atualização tecnológica. “Este espetáculo é um complemento cultural indispensável para uma compreensão da experiência missioneira que está guardada nestas aparentes ruínas, patrimônio e memória viva da nossa história”, completou.
O prefeito Hilário Casarin disse que o evento tinha a marca da superação. No fim de semana passado, o município de São Miguel das Missões havia sido atingido por um tornado, que afetou inclusive o sítio arqueológico, causando danos ao museu, por exemplo. Casarin destacou a grande mobilização dos prefeitos das Missões para a recuperação do município e para a realização do espetáculo que, segundo ele, vai contribuir para o desenvolvimento do turismo.
Acompanharam o governador os secretários Ernani Polo (Agricultura), Juvir Costella (Turismo, Esporte e Lazer), Gerson Burmann (Obras) e André Kryszczun (adjunto da Cultura), deputados estaduais e federais, a senadora Ana Amélia Lemos, prefeitos e vereadores, entre outros representantes da região.
Som e Luz
O projeto de requalificação foi articulado pelo Instituto Iguassu Missiones. A obra custou cerca de R$ 1,7 milhão, e os recursos foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As tratativas para a reforma começaram em 2013. A Associação dos Municípios das Missões (AMM) ajudou na captação dos recursos para a obra.
O espetáculo foi criado em 1978 pelo governo do Estado e depois passou à responsabilidade da prefeitura. É uma narrativa da história das Missões Jesuítico-Guaranis apresentada através de efeitos especiais de luz e som diariamente, ao entardecer, no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
A requalificação do espetáculo traz como principal novidade a tradução para os idiomas inglês e espanhol, que são apresentados em horários diferentes daqueles para a versão em português. O turista poderá acompanhar através de fones de ouvidos. Outro ponto importante é que todas as obras serão realizadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
As novas caixas de som ampliam o efeito sonoro, produzindo uma trilha envolvente, vinda diferentes lados. A capacidade instalada chega a 36 mil watts. São oito caixas para o som frontal e quatro atrás da plateia. O áudio da apresentação rodará dividido em seis canais, o que possibilita compreender melhor os diferentes efeitos sonoros – de forma semelhante ao cinema. Como a ideia foi manter as mesmas vozes que dão vida aos personagens históricos, a trilha passou por um processo de remasterização para apagar ruídos e restaurar trechos afetados pela perda de qualidade.
Na parte das luzes, novos projetores com tecnologia de ponta intensificam as cores e o brilho do espetáculo. Além do menor consumo de energia, os 110 equipamentos com luz de LED garantem uma gama ampliada de tons, proporcionando ainda mais realidade ao espetáculo. Também foi instalado um gerador, o que evitará a interrupção do show se faltar eletricidade.
Texto: Eliane Iensen, de São Miguel das Missões
Edição: Cristina Lac/Secom