Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solidariedade aos gaúchos marca abertura de evento nacional com gestores públicos, que debate a reforma tributária

Secretária Pricilla Santana e presidente do Comitê Gestor do IBS ressaltaram a força dos gaúchos diante das enchentes de 2024

Publicação:

A imagem mostra uma reunião formal em uma sala de conferência. Os participantes, sentados ao redor de uma mesa em formato de “U”, aparentam ser autoridades ou representantes de diferentes estados ou países, o que é sugerido pelas pequenas bandeiras dispostas em frente a cada pessoa. No centro da imagem, há cinco pessoas em destaque, incluindo uma mulher falando ao microfone. Algumas delas estão usando notebooks, papéis e pastas.
Na parte superior da imagem, vê-se uma placa verde com a palavra "SAÍDA", indicando que a reunião ocorre em um local de língua portuguesa — provavelmente no Brasil. Ao fundo e ao lado, há tripés com câmeras ou equipamentos de gravação, sugerindo que o evento está sendo registrado.
O ambiente é moderno, com paredes claras, boa iluminação e uma estrutura de vidro no chão. A presença das bandeiras de diferentes estados brasileiros (como Pernambuco, Ceará, Goiás, entre outras) e de países sul-americanos (como Bolívia e Chile) sugere que esta é uma reunião de caráter interestadual ou internacional, possivelmente relacionada à economia, finanças públicas ou cooperação governamental.
Além do PLP 108/2024, os secretários das Fazendas estaduais debatem a Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária - Foto: Brunna Graco/Comsefaz 

A solidariedade ao povo gaúcho, que enfrentou em 2024 a maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul, marcou a abertura da 50ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), nesta quinta-feira (2/10), em Porto Alegre. O evento é sediado no Farol Santander e reúne secretárias e secretários de Fazenda dos 26 Estados e Distrito Federal.

Entre os principais temas do encontro está a reforma tributária, em processo final de regulamentação. Após aprovação pelo Senado, em 30 de setembro, o Projeto de Lei Complementar 108/2024, que institui e cria regras para o funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), segue para análise e deliberação final da Câmara dos Deputados, antes da sanção presidencial.

Na mesa de abertura, o presidente do Comsefaz, Flávio César, e a titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul, Pricilla Santana, destacaram a luta dos gaúchos para reerguer o Estado nos meses subsequentes às enchentes que afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas. 

César ressaltou o trabalho desenvolvido pela atual gestão do governador Eduardo Leite nas áreas fiscal e tributária. “O Rio Grande do Sul teve muitos avanços e conquistas nos últimos anos, durante o governo Leite. Nós testemunhamos de perto os desafios enfrentados a partir das enchentes de 2024 e buscamos contribuir para a reconstrução. Hoje, ao olharmos para o Estado, podemos ter a certeza de que, quando existe comprometimento, dedicação e boa vontade, é possível superar os obstáculos”, afirmou.

A secretária Pricilla, na figura de anfitriã do evento, agradeceu a solidariedade que o Rio Grande do Sul recebeu de todos os Estados e ressaltou a força dos gaúchos diante da tragédia ambiental. “Foram meses de superação e reconstrução. Fiz questão de trazer esse encontro para Porto Alegre, porque queríamos mostrar a nossa capacidade de nos reinventarmos e de renascer. Sintam-se muito bem acolhidos aqui”, declarou.

Pautas

Além do PLP 108/2024, os secretários das Fazendas estaduais debatem a Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária, os impactos administrativos da reforma tributária e serão informados sobre os trabalhos desenvolvidos no Pré-Comitê Gestor do IBS.

Tanto o presidente Flávio César como a secretária Pricilla Santana destacaram o trabalho e as contribuições dos técnicos das Fazendas estaduais na elaboração e ajustes dos textos no processo de regulamentação da reforma tributária.

A pauta inclui ainda a atualização sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Comsefaz e outros pontos de interesse dos Estados, como a formação da segunda turma do Máster em Fazenda Pública, Administração Financeira e Tributária.  

Texto: Ascom Sefaz e Ascom Comsefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul