Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vinte e oito azeites gaúchos receberão o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS para a safra 2025

Lista, que reconhece a excelência dos produtos, foi divulgada nesta segunda (28), pela Secretaria de Inovação

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Inovação Ciência Tecnologia ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma lâmpada acoplada a uma engrenagem, das quais saem traços com círculos na ponta significando as conexões. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) divulgou, nesta segunda-feira (28/7), a lista de azeites de oliva extravirgem certificados com o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS para a safra de 2025. Nesta edição, 28 azeites de 14 marcas do Rio Grande do Sul estão aptos a receber a certificação, que reconhece a excelência e a autenticidade da produção local.   

No total, cerca de 59 mil garrafas seladas poderão ser encontradas em lojas de e-commerce, nas redes sociais das marcas, em alguns supermercados e em lojas especializadas. Além disso, estarão disponíveis para compra na Feira do Azeite Gaúcho, que ocorre sempre no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre.

A cerimônia oficial de entrega dos certificados deve ocorrer no dia 1º de setembro, durante a Expointer, em Esteio. “O evento tem como objetivo não apenas homenagear os produtores certificados, mas também ampliar a divulgação das marcas reconhecidas, fortalecendo o setor e incentivando o consumo de produtos gaúchos de alta qualidade”, destaca o secretário-adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves.   

O selo de reconhecimento do azeite de oliva extravirgem como produto premium é fruto de uma parceria entre a Sict e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A iniciativa busca certificar os produtos que atendam a critérios rigorosos, garantindo ao consumidor a origem gaúcha e a qualidade diferenciada no cenário nacional e internacional. 

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul