Servidores da SARH têm aula de ginástica laboral no Dia do Desafio
Publicação:
A secretária da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), Stela Farias, acompanhada do secretário do Esporte e do Lazer (SEL), Kalil Sehbe, participou da aula inaugural de ginástica laboral para os servidores de sua Pasta, nesta quarta-feira (30). A atividade ocorreu no hall da ala Sul do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
A titular da SARH, Stela Farias, disse que o objetivo da ginástica laboral é preservar a saúde dos servidores públicos. Através da ginástica laboral, pretendemos assegurar a prevenção de doenças relacionadas aos ambientes de trabalho. Esta ação marca simbolicamente o início de um novo, longo e virtuoso período, afirmou a secretária.
A partir da aula inaugural, os servidores e servidoras da SARH irão praticar alguma atividade física por pelo menos 15 minutos três vezes por semana. Para o titular da SEL, Kalil Sehbe, a ginástica laboral é uma alternativa para melhorar a saúde física e mental dos servidores. Quem cuida do corpo, tem mais qualidade de vida, destacou o secretário.
Proser
A prática de ginástica laboral havia sido anunciada durante o Seminário Internacional Saúde do Servidor e da Servidora: Organização do Trabalho e Qualidade de Vida. O seminário foi o marco inicial de um conjunto de iniciativas de atenção à saúde dos servidores públicos que o Governo do Estado começou a implementar a partir do mês de abril. O evento reuniu especialistas de diversas instituições ligadas à área da saúde.
O Proser inclui, entre outras medidas, a criação de Núcleos de Atenção à Saúde, com equipes multidisciplinares para promover atendimentos, intermediações e acolhimento, a partir de uma perspectiva preventiva. A proposta está inserida dentro das diretrizes da Política de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental do Servidor e da Servidora do RS (Proser). Um dos objetivos é promover ações preventivas de atenção à saúde do servidor e da servidora estadual e observar os processos de organização do trabalho.
Texto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51)3210-4305