Serviços de Libras a cidadãos com deficiência auditiva começam a ser oferecidos em todas as unidades Tudo Fácil
Ação abrange intermediação, interpretação e tradução de Libras por meio da Plataforma Digital Inteligente
Publicação:

A partir da segunda-feira (14/7), todas as nove Centrais de Atendimento ao Cidadão - Tudo Fácil, espalhadas pelo Rio Grande do Sul, passam a oferecer serviços na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência auditiva. A ação abrange intermediação, interpretação e tradução de Libras por meio da Plataforma Digital Inteligente.
O Tudo Fácil concentra os principais serviços demandados pelos cidadãos, como a primeira via da carteira de identidade, e está presente em Porto Alegre e em outros seis municípios gaúchos.
“Com a conclusão do treinamento dos colaboradores do Tudo Fácil, estamos prontos para oferecer serviços de Libras em todas as unidades do Estado, em mais uma ação para ampliar a acessibilidade e modernizar o atendimento”, explicou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. “Sabemos da importância das centrais para os cidadãos, especialmente na obtenção de documentos, por isso, seguir democratizando o acesso é fundamental”, acrescentou.
Como funciona o atendimento
Durante o atendimento, o intérprete de Libras irá se comunicar por videochamada ou texto com o cidadão surdo. A mensagem será decodificada por áudio ao atendente do Tudo Fácil, para facilitar a comunicação.
O acesso ao ambiente virtual se dará pela captura de QR Code disponibilizado em cartazes no interior da unidade ou pelo link de acesso informado ao cidadão atendido.
O recurso de tradução e interpretação de Libras será acessado diretamente nos celulares dos cidadãos, de forma on-line e sem custos. Caso o usuário não possua aparelho telefônico, as unidades Tudo Fácil disponibilizarão computadores com câmera.
Parceria
A ação é resultado da assinatura de um termo de cooperação entre a SPGG, que coordena o Tudo Fácil, e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em abril de 2025. Assinaram o documento o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, e o titular da SJCDH, Fabricio Peruchin.
Unidades do Tudo Fácil
Além das três sedes em Porto Alegre (localizadas no Centro, na Zona Norte e na Zona Sul), Tudo Fácil conta com unidades em Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede se expandirá para a Região Metropolitana, com uma nova central de atendimento em Gravataí.
Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Anderson Machado/Secom