Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Série Música de Câmara apresenta Rachmaninoff e Beethoven em recital gratuito no domingo (11)

Formado por músicos da Ospa, o Trio Guarani se apresenta na Sala de Recitais

Publicação:

Geovane Marquetti (E), André Carrara e Murilo Alves formam o Trio Guarani
Geovane Marquetti (E), André Carrara e Murilo Alves formam o Trio Guarani - Foto: Vitória Proença/Ascom Ospa

Dois dos maiores compositores de concerto integram a programação de junho da série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). Neste domingo (11/6), às 18h, o Trio Guarani apresenta Trio para piano nº 5, Op. 70 nº 1, de Ludwig van Beethoven, e Trio élégiaque nº 1, de Sergei Rachmaninoff, na Sala de Recitais da Casa da Ospa. O grupo é formado pelo violinista Geovane Marquetti, o violoncelista Murilo Alves e o pianista André Carrara. A apresentação tem entrada franca por ordem de chegada. 

Conhecido e celebrado por suas sinfonias virtuosas e concertos grandiosos para piano e orquestra, o compositor e musicista russo Sergei Rachmaninoff (1873–1943) também se aventurou no repertório de câmara, especialmente no início de sua carreira. No recital, o Trio Guarani interpreta o Trio élégiaque nº 1 em sol menor, ou Trio lamentoso, executado pela primeira vez durante a estreia do pianista no Teatro de Moscou.

O Trio élégiaque foi batizado em homenagem ao primeiro movimento de Trio para piano, Op. 50, de Tchaikovsky, e se encerra com uma marcha fúnebre, assim como a obra de seu mentor. O violoncelista Murilo Alves destaca que a peça é repleta de lirismo e melancolia, que marcam a escrita do compositor. Após a morte de Tchaikovsky, Sergei Rachmaninoff viria a compor o segundo Trio élégiaque em homenagem a ele. 

Atração da segunda parte da apresentação, Ludwig van Beethoven (1770–1827) é apontado como o compositor mais inovador do classicismo, elevando a complexidade e dinâmica do gênero, e cimentando as bases para a era romântica da música de concerto na Alemanha e na Europa. O Trio para piano nº 5 em ré maior, Op. 70 nº 1, ‘Ghost’ é um dos dois trios para piano publicados como Op. 70 em 1808, durante a segunda fase criativa do compositor.

Murilo comenta que o marcante segundo movimento da peça rendeu à obra a alcunha de Trio fantasma, devido a anotações do compositor no manuscrito original. Nesse período, Beethoven encarava a dura piora da perda de audição. Seus trabalhos na época tratavam, notavelmente, de sofrimento e heroísmo, em intensidades cada vez mais apoteóticas. Tal visão de mundo, impressa no trio, mudou o patamar da música camerística da época. 

Série Música de Câmara 

A série Música de Câmara foi criada, em 2016, para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da Ospa. As apresentações privilegiam repertórios compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa. Esta é a quarta edição na temporada 2023. 

Serviço 

O quêRecital da série Música de Câmara – Trio Guarani  
Quando: Domingo, 11 de junho de 2023, às 18h. 
OndeSala de Recitais da Casa da Ospa, no Caff (Av. Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre). 
Ingressos: Entrada franca por ordem de chegada. Esse concerto disponibiliza medidas de acessibilidade. 
Estacionamento: Gratuito no local. 
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de seis anos. 
Informações: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Programa: 

  • Sergei Rachmaninoff  

Trio élégiaque nº 1 em sol menor 

  • Ludwig van Beethoven  

Trio para piano nº 5 em ré maior, Op. 70 nº 1, 'Ghost'  
I. Allegro vivace e con brio  
II. Largo assai ed espressivo  
III. Presto 

Texto: Ascom Ospa 
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul