Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário Internacional reúne mais de 700 pessoas para debater saúde laboral no serviço público

Publicação:

Com a participação de mais de 700 pessoas, inclusive de outros Estados, foi aberto na noite de quinta-feira (19) pela secretária da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), Stela Farias, o Seminário Internacional Saúde do Servidor e da Servidora:
Seminário Internacional reúne mais de 700 pessoas para debater saúde laboral no serviço público

Com a participação de mais de 700 pessoas, inclusive de outros Estados, foi aberto na noite de quinta-feira (19) pela secretária da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), Stela Farias, o Seminário Internacional Saúde do Servidor e da Servidora: Organização do Trabalho e Qualidade de Vida. A iniciativa também marca um conjunto de iniciativas de atenção à saúde dos servidores públicos que o Governo do Estado começa a implementar a partir deste mês.

O evento reúne especialistas de diversas instituições ligadas à área da saúde, com destaque para o psicanalista e psiquiatra, Christophe Dejuors, professor e pesquisador do Conservatoire National dês Arts e Métiers, na França, que foi o conferencista da noite de abertura. As mesas de debates ocorrem até o final da tarde desta sexta-feira (20), no Centro de Eventos Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro).

Na abertura, a titular da SARH, Stela Farias detalhou as principais iniciativas da Política de Atenção à Saúde do Servidor e da Servidora (Proser), que incluem entre outras a criação de Núcleos de Atenção a Saúde, com equipes multidisciplinares, para promover atendimentos, intermediações e acolhimento, a partir de uma perspectiva preventiva. Não estamos apresentando um produto acabado, trata-se de um processo em curso, construído com a colaboração e o aporte técnico e teórico da Faculdade de Psicologia Social da UFRGS e do acúmulo de sindicatos de servidores. Pretendemos assegurar o controle de riscos e a prevenção de doenças relacionadas aos ambientes de trabalho. Este seminário marca simbolicamente o início de um novo, longo e virtuoso período, afirmou.

Prestigiaram a abertura do seminário o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/RS) Marcelo Danéris; o secretário de Segurança Pública (SSP), Airton Michels; o secretario da Saúde,Ciro Simoni (SES) e a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso.

Conferência de abertura
A conferência de Christophe Dejours abordou os principais tópicos de sua pesquisa sobre a psicodinâmica do trabalho. Nossos estudos durante a pesquisa nos últimos anos constataram a aparição de transtornos cognitivos que surgem nos adultos em situações de contrariedade relativas à organização do trabalho. O resultado desse processo é manifesto na dificuldade para pensar. Eles não conseguem mais distinguir aquilo que é bom daquilo que é ruim, o que é justo do que é injusto e mesmo aquilo que é verdade daquilo que é falso na própria natureza do trabalho, destacou o pesquisador.

Em suas considerações finais, Déjours enfatizou que, tanto o serviço público, quanto a iniciativa privada, necessitam, do ponto de vista dos Recursos Humanos, de pessoas com capacidades técnicas e comprometidas com atos e práticas de desenvolvimento social.

A programação do Seminário continua durante toda a sexta-feira no Hotel Embaixador. O seminário faz parte da política de atenção a saúde construída em parceria pela SARH, SSP, SES, CDES/RS e Casa Civil.

Texto: Rodrigo Machado
Foto: Cláudio Fachel
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul