Seduc prepara implementação do ProJovem Urbano no RS
Publicação:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está finalizando os estudos para implementação do ProJovem Urbano no Rio Grande do Sul (RS). A intenção é implantar 22 núcleos do programa no âmbito de 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Cada núcleo deve atender até 200 jovens e os municípios-sede das CREs onde o programa estiver instalado terão um polo do ProJovem Urbano. A meta da Seduc é de 4,4 mil jovens matriculados. De acordo com o assessor responsável pelo ProJovem na Secretaria, Gilberto Jordan, o montante de recursos destinados pelo Ministério da Educação (MEC) para o programa no RS é de R$ 13,464 milhões.
A expectativa da Secretaria é de abrir as inscrições para o curso em 1º de fevereiro, com encerramento em 23 de março. As aulas têm início previsto para o dia 26 de março. Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do Ensino Fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã.
O programa é dirigido a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental. Os alunos que cumprem frequência mínima recebem benefício mensal de R$ 100 para ajuda de custo.
O ProJovem Urbano é uma das modalidades do ProJovem Integrado - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. As demais são: ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. O programa busca elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do Ensino Fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Os docentes do ProJovem Urbano participarão de curso de formação de 160 horas em local e data a serem definidos pela Seduc em parceria com o MEC. Desta formação também participam diretores de escolas e coordenações dos núcleos do ProJovem.
Texto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305