Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seduc lança segundo livro sobre reestruturação curricular do Ensino Médio

Publicação:

Obra foi distribuída gratuitamente aos profissionais da educação que participam do seminário
Obra foi distribuída gratuitamente aos profissionais da educação que participam do seminário - Foto: Cristhine Genro

Após os painéis temáticos, a programação do II Seminário de Educação do RS desta terça-feira (03) destinou o final da tarde ao lançamento do segundo livro sobre o processo de implantação do Ensino Médio Politécnico na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, “O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática”, publicado pela Fundação Santillana e pela Editora Moderna. A obra foi distribuída gratuitamente aos profissionais da educação que participam do seminário. A tiragem é de cinco mil exemplares e o livro estará disponível para download no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) nos próximos dias.

A proposta de distribuição do livro a professores da rede tem como objetivo aprofundar as discussões acerca do processo de implantação do Ensino Médio Politécnico. Ele é um subsídio às práticas que estão sendo desenvolvidas nas escolas através de um conjunto de textos que expressam as possibilidades da práxis docente e gestora da reestruturação em curso na rede gaúcha de Ensino. Segundo o secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, “o livro busca retomar o debate teórico da reforma do Ensino Médio, dando um salto em relação ao livro anterior, que era teórico. A obra de 2014 resgata as experiências desenvolvidas pelas escolas, portanto, é um livro que reflete dois anos de caminhada dos professores, além de ser um instrumento de estudo”. 

O livro será utilizado no processo de formação continuada dos professores em serviço e se constitui como o sétimo caderno do processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, em implantação em todo país através do Ministério da Educação (MEC).

Os professores que receberam a obra sentem-se parte deste processo de reestruturação curricular. A professora Vera Saldanha Fernandes conta que está iniciando no ensino médio com a reestruturação: “É o meu primeiro ano como professora do ensino médio, esse livro é o meu primeiro material teórico, será meu subsídio nesse processo que também é meu. É de grande importância, pois eu não tenho embasamento teórico sobre o ensino médio. A partir dele saberei quais desafios eu terei de enfrentar, para, assim, planejar minha prática”. A professora conta que a formação na escola é constante. Ela está trabalhando com o terceiro caderno de estudos do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 

Ao receber o segundo livro sobre a reestruturação curricular, o coordenador da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Ayrton Ávila da Cruz, diz que para as escolas técnicas, agrícolas e do campo, para as escolas gaúchas de maneira geral, o segundo livro, que fala exatamente dos desafios da experiência, é fundamental, pois fortalece a prática dos professores e a reestruturação curricular do ensino médio e das escolas do campo que está em curso. "Este livro comprova que o Rio Grande do Sul está no caminho certo e que a educação pública gaúcha está em movimento. Acredito que o desafio da experiência dos professores estar nesse volume com certeza fortalece os educadores de todo o Estado”, finaliza.

Texto: Tamiris Silveira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul