Solenidade de assinatura de termos de cooperação e ordens de início do Desassorear RS reúne 35 municípios
O programa contempla 154 cidades e já retirou mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios e arroios
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), deu mais passo importante rumo ao fortalecimento e à intensificação das ações de desassoreamento no território gaúcho. Nesta terça-feira (6/5), 35 municípios participaram da solenidade de assinatura dos termos de cooperação e ordens de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), que conta com investimento total de R$ 301,3 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), e contempla 154 cidades em diferentes regiões do Estado.
O titular da Sedur, Marcelo Caumo, ressaltou a importância do Desassorear RS para os municípios, enquanto programa estratégico implementado pela Sedur no âmbito do Plano Rio Grande, que é coordenado pelo governador Eduardo Leite como um programa de Estado, cujo objetivo é reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte, resiliente e preparado para o futuro.
“Estamos vivenciando um período marcante no nosso Estado, trabalhando fortemente pela reconstrução e adaptação diante dos desafios que nos foram impostos pelas enchentes. O Desassorear RS faz parte desse processo, seguindo uma perspectiva de resiliência climática, que a partir do Plano Rio Grande vem beneficiando municípios de diferentes regiões do nosso território. Neste momento, coloco a nossa secretaria à disposição de todos os municípios aqui presentes para auxiliá-los no que for necessário nessa etapa de reconstrução”, disse Caumo.
A Sedur é responsável pelo Eixo 1 do Desassorear RS, que trabalha com recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Até o momento, foram retirados mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de municípios gaúchos.
“Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao nosso governador Eduardo Leite por todo o apoio recebido. É a partir de iniciativas como essa que passamos a não nos sentir mais sozinhos. Sem dúvida, esse trabalho em conjunto tem como principal beneficiado o povo gaúcho”, ressaltou o prefeito de Feliz, Junior Freiberger, que falou em nome dos municípios que participaram das assinaturas.
Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes), Edivilson Brum (Agricultura) e Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional); o titular-adjunto da Sedur, Fernando Classmann; o diretores da Sedur, Guilherme Santos e Edinei Pavão; além do deputado estadual Thiago Duarte.
Municípios beneficiados
- Arroio Grande
- Balneário Pinhal
- Bom Princípio
- Brochier
- Capão do Leão
- Capela de Santana
- Cerro Branco
- Colinas
- Encantado
- Erval Grande
- Esteio
- Feliz
- Forquetinha
- Harmonia
- Ibarama
- Jacutinga
- Marques de Souza
- Minas do Leão
- Montenegro
- Nova Bréscia
- Passa Sete
- Poço das Antas
- Progresso
- Putinga
- Quatro Irmãos
- Roca Sales
- Santa Cruz do Sul
- São Jerônimo
- São José do Sul
- São Sebastião do Caí
- São Valentim do Sul
- São Vendelino
- Tupandi
- Vale Verde
- Vera Cruz
Texto: Ascom Sedur
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom