Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solenidade de assinatura de termos de cooperação e ordens de início do Desassorear RS reúne 35 municípios

O programa contempla 154 cidades e já retirou mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios e arroios

Publicação:

Foto posada das pessoas que participaram da assinatura do Desassorear RS em maio de 2025.
O ato foi realizado no auditório do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens - Foto: Victor Franciscatto

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), deu mais passo importante rumo ao fortalecimento e à intensificação das ações de desassoreamento no território gaúcho. Nesta terça-feira (6/5), 35 municípios participaram da solenidade de assinatura dos termos de cooperação e ordens de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), que conta com investimento total de R$ 301,3 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), e contempla 154 cidades em diferentes regiões do Estado.

O titular da Sedur, Marcelo Caumo, ressaltou a importância do Desassorear RS para os municípios, enquanto programa estratégico implementado pela Sedur no âmbito do Plano Rio Grande, que é coordenado pelo governador Eduardo Leite como um programa de Estado, cujo objetivo é reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte, resiliente e preparado para o futuro.

“Estamos vivenciando um período marcante no nosso Estado, trabalhando fortemente pela reconstrução e adaptação diante dos desafios que nos foram impostos pelas enchentes. O Desassorear RS faz parte desse processo, seguindo uma perspectiva de resiliência climática, que a partir do Plano Rio Grande vem beneficiando municípios de diferentes regiões do nosso território. Neste momento, coloco a nossa secretaria à disposição de todos os municípios aqui presentes para auxiliá-los no que for necessário nessa etapa de reconstrução”, disse Caumo. 

A Sedur é responsável pelo Eixo 1 do Desassorear RS, que trabalha com recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Até o momento, foram retirados mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de municípios gaúchos.

“Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao nosso governador Eduardo Leite por todo o apoio recebido. É a partir de iniciativas como essa que passamos a não nos sentir mais sozinhos. Sem dúvida, esse trabalho em conjunto tem como principal beneficiado o povo gaúcho”, ressaltou o prefeito de Feliz, Junior Freiberger, que falou em nome dos municípios que participaram das assinaturas. 

Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes), Edivilson Brum (Agricultura) e Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional); o titular-adjunto da Sedur, Fernando Classmann; o diretores da Sedur, Guilherme Santos e Edinei Pavão; além do deputado estadual Thiago Duarte.

Municípios beneficiados

  • Arroio Grande
  • Balneário Pinhal
  • Bom Princípio
  • Brochier
  • Capão do Leão
  • Capela de Santana
  • Cerro Branco
  • Colinas
  • Encantado
  • Erval Grande
  • Esteio
  • Feliz
  • Forquetinha
  • Harmonia
  • Ibarama
  • Jacutinga
  • Marques de Souza
  • Minas do Leão
  • Montenegro
  • Nova Bréscia
  • Passa Sete
  • Poço das Antas
  • Progresso
  • Putinga
  • Quatro Irmãos
  • Roca Sales
  • Santa Cruz do Sul
  • São Jerônimo
  • São José do Sul
  • São Sebastião do Caí
  • São Valentim do Sul
  • São Vendelino
  • Tupandi
  • Vale Verde
  • Vera Cruz

Texto: Ascom Sedur
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul