Sedai e Unisc lançam rede de agroindústrias de conservas
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A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), por meio do Programa Redes de Cooperação, e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Programa Universidade?Empresa, lançam na próxima quarta-feira (19), às 20h30min, na Associação dos Docentes da Unisc (Avenida Independência, 2293 - Santa Cruz do Sul), a Rede das Agroindústrias de Conservas - Agrocon. Formada em julho do ano passado, a Agrocon reúne seis agroindústrias dos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires especializadas em conservas de pepino, rabanete, picles, mini-milho, beterraba, cenoura, cebolinha, couve-flor e vagem. Organizadas em rede, as empresas adquirem vantagens na compra de tampas, rótulos e vidros e na qualificação de funcionários e gestores. A rede possui logotipia, banner e folder próprios, que foram desenvolvidos gratuitamente por uma acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da universidade parceira. O Programa Redes de Cooperação já apoiou 120 redes de cooperação no Estado, com 2,5 mil empresas associadas e geração e manutenção de 25 mil postos de trabalho. Em parceria com a Unisc, além da Agrocon, foram lançadas em 2004 as redes Agaeletro (Comércio Varejista de Material Elétrico), Vídeo (Videolocadoras), Central Sul de Supermercados (Mercados), Aflor (Floristas), Hotel (Hotéis), Beleza (Pró-Beleza), Movat (Artefatos de Madeira e Similares) e Farmavale (Farmácias). As redes reúnem empresas que possuem objetivos comuns em uma entidade jurídica estabelecida, mantendo a independência e a individualidade de cada associada. A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas facilitando a solução de problemas comuns e viabilizando novas oportunidades. Entre os benefícios, destacam-se as melhorias nas negociações, o marketing compartilhado, oferta de serviços e troca de informações e aprendizagem. A negociação em rede permite aos participantes conquistar condições mais vantajosas, com um volume maior de negócios e de novos mercados. Sendo assim, caem os custos na compra de matéria-prima , ajustam-se os prazos e pode-se buscar mais qualidade nos produtos adquiridos. A união de empresas possibilita desenvolver campanhas publicitárias para a rede, melhorando a comunicação com os consumidores e fortalecendo a marca com o nome da rede. Serviços como garantia de crédito, prospecção e divulgação de oportunidades, auxílio contábil e técnico-produtivo podem ser contratados pelas redes para superar dificuldades impostas aos seus associados.