Secretários de Ciência e Tecnologia reúnem-se para conhecer sistema online de indicadores
Publicação:
A primeira plataforma estadual de banco de dados criada no país, com foco exclusivamente na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&TI), foi apresentada aos secretários de Estado do setor, nesta sexta-feira (14), durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&TI (Consecti), em Gramado. A coordenadora do projeto e diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Andréa Waichmann, detalhou o funcionamento do Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação daquele Estado (Sion-AM).
O sistema foi desenvolvido para possibilitar mais eficiência e transparência na gestão dos recursos do setor. O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Cleber Prodanov, afirmou que o Estado tem interesse em utilizar a ferramenta eletrônica. Nós já estávamos buscando um dispositivo para monitorar o impacto das ações de fomento no desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado e o Sion-AM é uma ótima alternativa, comentou. Com estes dados poderemos, inclusive, delinear novas políticas para o setor.
De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e presidente do Consecti, Odenildo Sena, o Sion-AM é a concretização de um sonho antigo, que funcionará como uma importante ferramenta de transparência pública e governança, além de contribuir sobremaneira para o processo de gestão das instituições atuantes na área. Viemos compartilhar nossa experiência positiva com o sistema e trocar cohecimentos para possibilitar a criação de uma grande rede de indicadores uma vez que, atualmente, não dispomos destes dados em âmbito nacional, destacou.
Características da proposta
O sistema compreende uma plataforma online de informações, composta por cerca de 70 indicadores, que permite aos usuários obter informações sobre fomento e apoio a atividades de C&TI no Amazonas, podendo ser acessado a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular).
Além de ser constituído por base de dados de instituições estaduais, o Sion também disponibiliza informações de entidades ligadas à esfera federal, como é o caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os usuários que tiverem interesse em acessá-lo podem selecionar e filtrar dados, além de gerar relatórios em diversos formatos. O sistema é praticamente todo automatizado e pode ser acessado no endereço http://sion.secti.am.gov.br.
A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM) e realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), que financiou o projeto, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), responsável pela execução.
Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305