Secretário palestra sobre educação e mundo do trabalho em encontro de cursos técnicos em Tapera
Publicação:

O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, palestrou na noite dessa quinta-feira (13) no V Encontro de Cursos Técnicos do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, no município de Tapera. A instituição possui 650 alunos e oferece os cursos técnicos de Agronegócio, Contabilidade e Informática.
Azevedo abordou o tema "Educação e Trabalho" e falou sobre a evolução do processo do trabalho desde a antiguidade até o momento contemporâneo. Azevedo explicou que a separação entre o "pensar e o fazer" se consolidou com a Revolução Industrial no século XVIII e somente se reverteu a partir dos anos 80 com a Revolução Tecnológica. "O perfil necessário hoje é daquele sujeito que tem uma formação geral, que conhece o princípio do funcionamento do seu trabalho e que tenha a capacidade de resolver problemas e fazer a medição dos conflitos", disse.
De acordo com o secretário, a Educação Profissional Integrada é a melhor maneira de os jovens conhecerem suas possiblidades e o mundo do trabalho no qual estão inseridos. "Precisamos formar jovens para o mundo de hoje e não para um mundo que não existe mais. Com os valores da solidariedade, respeito ao outro e equilíbrio dos recursos naturais", destacou.
A diretora da escola, Luciana Rizze, agradeceu a participação do secretário e finalizou. "O maior legado que o senhor deixa é o repensar do Ensino Médio”.
Presentes no encontro, o prefeito Ireneu Orth, a coordenadora da 25ª Coordenadoria Regional de Educação de Soledade (CRE), Rozani Vaz de Quevedo, direções de outras escolas públicas, alunos, pais, professores e convidados da comunidade em geral.
Apresentações culturais
A banda da Escola Estadual 8 de Maio, também do município de Tapera, recepcionou o secretário com uma apresentação musical diversificada. A escola foi uma das 51 contempladas com uma orquestra musical. Já os alunos da Escola Imaculada apresentaram danças que homenagearam a cultura gaúcha. Os alunos fazem parte do Programa Mais Educação.
Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom