Secretário adjunto da Sema assume presidência do Conselho de Recursos Hídricos
Publicação:
O secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Pereira, tomou posse como presidente do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (CRH) durante a primeira reunião da gestão realizada na tarde desta quarta-feira (27). O diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, Paulo Renato Paim, assumiu como secretário executivo do colegiado.
O Conselho de Recursos Hídricos é o órgão deliberativo superior do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos que deve resolver os conflitos de água em última instância. É formado por um colegiado de secretários de estado e de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas e dos Sistemas Nacionais de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.
Paulo Pereira destacou a importância do Conselho na gestão dos recursos hídricos, compartilhada com a sociedade por meio dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. “Estamos trabalhando na elaboração de uma Política de Recursos Hídricos sustentada em diretrizes que vão nos permitir avançar no controle dos diferentes usos das águas e assim realizar um melhor gerenciamento”, afirmou.
O diretor do DRH disse que “todos os projetos atuais serão mantidos, apenas mudando a forma de conduzí-los”. Ele reforçou a necessidade de planejamento na gestão das águas e apresentou as quatro novas divisões que está implementando no Departamento:
- Planejamento e Gestão
- Outorga
- Saneamento
- Meteorologia, Mudanças climáticas e Eventos críticos
Comitês de Bacias
O Rio Grande do Sul possui 25 Comitês de Bacias Hidrográficas: Gravataí, Caí, Sinos, Taquari-Antas, Alto Jacuí, Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Baixo Jacuí, Lago Guaíba, Pardo, Tramandaí, Litoral Médio, Camaquã, Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, Mampituba, Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Piratinim, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Ijuí, Várzea e Butuí-Icamaquã.
Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: Marcelo Flach/Secom