Secretarias promovem capacitação sobre convênios com a Caixa Federal
Publicação:

Para aprimorar as etapas que envolvem a elaboração de projetos e, consequentemente, a captação de recursos federais, a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional e a Secretaria Geral de Governo promoveram oficina de capacitação sobre gestão de convênios federais, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O encontro ocorreu nesta segunda-feira (16), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), e contou a participação do secretário do Planejamento, Cristiano Tatsch, do secretário-geral adjunto, Josué Barbosa, e do superintendente de Governos da Caixa, Pedro Lacerda.
Barbosa destacou que a falta de capacitação dos servidores dificulta a execução dos projetos, por isso as oficinas são importantes. Ao concordar com o secretário-geral adjunto, Lacerda falou sobre a dificuldade enfrentada na liberação de recursos federais em decorrência de falhas nas propostas. “Precisamos estar alinhados para chegar ao final e entregar tudo que estava previsto no início”, disse o representante da Caixa.
Conforme Cristiano Tatsch, a qualidade dos projetos é essencial para que o Estado obtenha recursos e execute obras necessárias dentro dos prazos. "Nossa perspectiva é de melhorarmos os serviços prestados à sociedade, atendendo à população com maior qualidade", disse o secretário.
Na oficina de capacitação, cerca de 90 pessoas aprimoraram conhecimentos sobre os processos internos do governo e da Caixa Econômica Federal. A diretora do Departamento de Monitoramento de Convênios (DMC) da SGG, Alba Conceição Marquez dos Santos, explicou o funcionamento do Sistema Estadual de Gestão de Convênios, instituído por decreto publicado em outubro. Já a coordenadora do Escritório de Projetos (Deproje/Seplan), Rosa Schlichting, orientou o preenchimento do Formulário para Avaliação Preliminar de Projetos, entregue aos gestores e servidores da área financeira que acompanharam a oficina.
Durante a manhã e a tarde, Eduardo Speggiorin, da Caixa Econômica Federal, falou sobre operações de repasses federais e dos principais processos, como contratação, requisitos e riscos de cada etapa.
Texto: Letícia Costa/Ascom-Seplan
Edição: Léa Aragón/Secom