Secretaria do Meio Ambiente conclui Operação Verão Total 2026 com ações de educação ambiental em Tramandaí
Programação incluiu oficinas, distribuição de mudas e visita guiada a Unidade de Conservação
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) encerrou, no domingo (22/2), sua participação na Operação Verão Total 2025-2026 com uma série de atividades realizadas na praia de Tramandaí, no Litoral Norte. Ao longo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a pasta promoveu ações em diversas praias do Rio Grande do Sul, com foco na conscientização ambiental de veranistas e moradores.
A programação do último final de semana incluiu oficinas, jogos lúdicos, confecção de vasos irrigáveis, distribuição de mudas nativas e visitas guiadas à Unidade de Conservação (UC) Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Tramandaí. As atividades ocorreram de quinta-feira (19/2) a domingo (22/2) e buscaram sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental, da biodiversidade costeira e do uso responsável dos recursos naturais.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que a participação da pasta na operação reforça o compromisso do Estado com a educação ambiental, além de sensibilizar veranistas e moradores para que adotem atitudes sustentáveis.
“Encerramos a participação na Operação Verão Total com a certeza de que contribuímos para ampliar a conscientização ambiental no litoral. A preservação depende do engajamento de todos. Ao levar atividades lúdicas, oficinas e visitas guiadas, conseguimos despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, mostrando que é possível aprender, se divertir e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente”, destacou.
Visitas à unidade de conservação
Durante as visitas guiadas à Arie Tramandaí, os participantes percorreram a trilha do Horto e receberam informações sobre a fauna, a flora e os diferentes ecossistemas presentes na área protegida, administrada pela Sema. A atividade permitiu contato direto com a natureza, ampliou o conhecimento sobre a importância da conservação ambiental no litoral e contou com a distribuição de mudas para os veranistas.
A Arie integra a Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, um dos sistemas ambientais mais relevantes do Litoral Norte do Estado. Sua localização estratégica contribui para a preservação de espécies nativas, a manutenção da qualidade da água e a conservação de fragmentos remanescentes da vegetação original.
A unidade tem como principal finalidade garantir a preservação da diversidade genética e biológica da região. Para isso, desenvolve ações como produção, coleta e armazenamento de sementes e mudas florestais, realização de pesquisas científicas e estudos ambientais, além de programas de educação ambiental voltados a escolas, visitantes e à comunidade.
Professora aposentada de gestão ambiental, Rejane Vilanova participou da visita guiada à UC e fez a trilha do Horto. “Vim conhecer esse santuário em Tramandaí a convite da Sema e fiquei encantada. Eu não conhecia a Unidade de Conservação e foi muito importante poder ver de perto a fauna e a flora, que são fantásticas. Vale muito a pena fazer a trilha e valorizar esse ecossistema maravilhoso”, disse. “Trabalho com educação ambiental em três escolas do município e pretendo trazer os alunos para conhecerem o local.”
Ações ao longo do litoral
Durante toda a Operação Verão Total 2025-2026, a Sema também promoveu, em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), atividades em outros balneários, como Torres, Atlântida Sul, Cidreira e Praia do Cassino. As iniciativas aproximaram o público da natureza e alcançaram pessoas de diferentes faixas etárias, especialmente crianças e jovens.
Com foco na conscientização e no estímulo a atitudes responsáveis, a participação da Sema priorizou ações educativas e de sensibilização ambiental, reforçando a importância da preservação dos ecossistemas costeiros e do desenvolvimento sustentável no litoral.
Balneabilidade
Durante a Operação Verão Total, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) executa o Projeto Balneabilidade, que tem como objetivo informar a população sobre as condições de banho em praias e balneários do Estado. Neste verão, o programa monitora 96 pontos em 45 município, três a mais do que na temporada anterior.
O primeiro boletim foi divulgado em 12 de dezembro de 2025 e, desde então, as atualizações ocorrem semanalmente, sempre às sextas-feiras. As informações são disponibilizadas nas redes sociais da Fepam, no site oficial do projeto (balneabilidade.rs.gov.br) e em placas informativas instaladas nos próprios balneários.
O último boletim desta temporada está previsto para ser divulgado na sexta-feira (27/2).
Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Secom