Secretaria do Esporte sorteia novo lote de ingressos para a Copa América
Publicação:

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) sorteou nesta terça-feira (18/6) 1.800 ingressos sociais para o jogo entre Uruguai e Japão pela Copa América, que ocorre nesta quinta-feira (20/6), às 20h, na Arena do Grêmio.
Em uma parceria com a Conmebol e apoio do Ministério Público foram sorteadas 862 entradas para 31 escolas municipais e estaduais e outras 862 para 31 associações sociais esportivas.
Clique aqui e acesse a lista das escolas contempladas no sorteio.
Clique aqui e acesse a lista das associações contempladas no sorteio.
A Escola Estadual de 1° e 2° Graus Japão e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai receberam 32 ingressos cada por homenagearem em seus nomes os países que vão disputar a partida.
O sorteio ocorreu na sede da secretaria, no Centro Administrativo do Estado, e foi conduzido pelo secretário do Esporte e Lazer, João Derly, que ressaltou a importância da parceria com a Conmebol e o MP para que as crianças possam assistir aos jogos.
“Ter a oportunidade de vivenciar momentos ligados ao esporte dentro de um evento como a Copa América ajuda muito na formação das crianças vulneráveis. O esporte é um fator fundamental para o desenvolvimento social, pelos valores morais que ele emprega, pela mudança de vida que pode proporcionar”, disse.
O sorteio contou com a participação do ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem, Márcio Chagas; do ex-jogador da seleção uruguaia, Atilio Ancheta; do promotor da Promotoria do Torcedor, Márcio Bressani; da promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga; e do coordenador operacional da Copa América no Rio Grande do Sul, delegado Leonel Carivali.

Para Chagas, a ação promovida pela SEL propicia às crianças experiências transformadoras. “Elas podem dar continuidade às atividades esportivas, independentemente da modalidade. Como educador físico, digo que é uma das soluções de socialização e oportunidade de igualdade em nosso país”, observou o comentarista.
A promotora Cinara Dutra Braga saudou a iniciativa e disse que só traz benefícios para crianças e adolescentes. “Temos muitos adolescentes se desviando para o ato infracional, e é por meio do estímulo ao lazer, educação e esporte que podemos falar de princípios, de conduta e de desafios do bem”, disse.
Do ponto de vista da segurança, a ação de inclusão com as crianças também promove resultados positivos, segundo Carivali. “Quanto mais crianças e famílias tivermos no estádio, menor é a incidência de violência. É uma mudança de cultura esportiva que interessa muito para a área de segurança pública e por isso estimulamos muito esse tipo de iniciativa”, ressaltou o delegado.
A relação dos nomes das escolas e associações sociais esportivas sorteados está publicada no site www.proesporte.rs.gov.br. A retirada dos ingressos será na SEL (Centro Administrativo do Estado - av. Borges de Medeiros, 1501, 9º andar - Porto Alegre), na quarta-feira (19/6), das 13h às 17h.
Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom