Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva conhece soluções de inteligência artificial para segurança pública em agenda com a Xertica, em Nova York

Entre as ferramentas, estão os sistemas capazes de integrar canais de emergência em tempo real e redirecionar o policiamento

Publicação:

Comitiva liderada pelo governador Eduardo leite conhece soluções de inteligência artificial para segurança pública em agenda com a Xertica
"A segurança é uma das áreas mais desafiadoras e com maior potencial de transformação por meio da tecnologia”, afirmou Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Em uma das agendas técnicas da missão internacional nos Estados Unidos, a comitiva do governo conheceu nesta quarta-feira (14/5), em Nova York, soluções de inteligência artificial voltadas à segurança pública e desenvolvidas pela empresa Xertica, que já atua em projetos no Brasil. A apresentação envolveu plataformas de integração de dados, automação de processos e análise preditiva aplicadas à atividade policial e ao atendimento emergencial da população.

O encontro teve a presença do governador Eduardo Leite, que ressaltou a importância de buscar tecnologias que possam ser adaptadas às realidades e às políticas públicas estaduais. “Estamos aproveitando esse espaço para identificar soluções em desenvolvimento, especialmente com uso de inteligência artificial, que possam ser aplicadas no serviço público. A segurança é uma das áreas mais desafiadoras e também com maior potencial de transformação por meio da tecnologia”, afirmou.

Entre as ferramentas apresentadas pela empresa, estão sistemas capazes de integrar os canais de emergência (como 190, 192 e 193) em tempo real, permitindo identificar rapidamente áreas com maior percepção de insegurança e redirecionar o policiamento de forma dinâmica. Também foram mostradas tecnologias para qualificar inquéritos policiais, com uso de IA para análise de vídeos de depoimentos, leitura de padrões comportamentais e sugestões de novas perguntas por parte dos agentes de investigação.

“A melhoria dos inquéritos é um dos pontos mais sensíveis da segurança pública. Muitas vezes, o Judiciário aponta falhas na estruturação das investigações como obstáculo para manter prisões preventivas. Se conseguirmos melhorar essa base, estamos fortalecendo toda a cadeia de responsabilização”, destacou o governador.

Leite reforçou ainda que, mais do que avaliar fornecedores, a missão tem permitido à equipe identificar tendências e soluções que podem ser incorporadas ou adaptadas às iniciativas já existentes no Estado, como o programa RS Seguro.

“Já temos ferramentas que cruzam dados e apontam onde o crime se desloca, ajudando a responsabilizar batalhões e comandos. Mas sabemos que precisamos dar um novo salto e a inteligência artificial pode nos ajudar a fazer isso com mais precisão”, frisou.

A empresa também compartilhou experiências de uso das ferramentas em São Paulo e Mato Grosso, além de iniciativas em fase inicial de aplicação em outros países. Participaram da agenda as secretárias Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade) e Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, e o líder do governo, deputado Frederico Antunes.

A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

A missão do governo do RS segue até quinta-feira (15/5).

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul