Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Educação premia projetos inovadores da rede estadual

Publicação:

estudantes da escola joão XXIII, premiados duas vezes
Curso técnico em Informática da Escola Estadual João XXIII, de Campina das Missões, foi premiado duas vezes - Foto: Lucas Nogare / Divulgação Seduc

Com a proposta de estimular a inovação, o empreendedorismo dos jovens e a qualificação do ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) premiou, na tarde da sexta-feira (18/10), os 10 vencedores do 1º Concurso de Aplicativos e Games da Rede e os três trabalhos de maior destaque do 2º Festival Steam.

A cerimônia de premiação, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, marcou o encerramento do encontro que mobilizou mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de todo o Estado.

O secretário da Educação, Faisal Karam, elogiou o talento dos estudantes e destacou a liberação de R$ 20,1 milhões às escolas, confirmada pela Secretaria da Fazenda no início de outubro, que vai permitir a construção de novas Salas Maker e a aquisição de novos kits pedagógicos de robótica educacional a partir de 2020.

“Sabemos das dificuldades, mas entendemos que não adianta reclamarmos do passado e deixarmos de olhar para o futuro. Queremos um rumo para a educação do Estado e é por meio do incentivo à criatividade e ao empreendedorismo dos jovens que isto vai ocorrer”, afirmou.

Equipes vencedoras

A equipe dos estudantes do curso técnico em Informática da Escola Estadual João XXIII, de Campina das Missões, foi premiada duas vezes. Na primeira, pela elaboração de um aplicativo chamado ReciclAPP, idealizado para orientar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade.

Na segunda oportunidade, destacando a questão da inteligência artificial, o grupo recebeu uma medalha pelo projeto de brinquedos inteligentes.

“Temos um grupo de alunos muito dedicados e estudiosos que busca o conhecimento e a inovação tecnológica incessantemente. Estou muito feliz pelo empenho de todos”, declarou o professor Mauri José Klein.

A Escola Comendador Albino Souza Cruz, do município de Rolante, foi uma das três premiadas no 2º Festival Steam Seduc/RS com o projeto Psicologia das Cores. O trabalho mostrou um estudo aprofundado sobre a influência das cores nos aspectos físicos e emocionais das pessoas.

A professora responsável pelo projeto, Andréia Colombo, explicou a proposta:

“Os alunos identificaram, por exemplo, que a cor vermelha aumenta o metabolismo e acelera os batimentos do coração. Enquanto isso, a cor amarela estimula o sistema de recompensa do cérebro e é muito utilizado no marketing para ajudar nas vendas”, concluiu.

Vencedores do 1º Concurso de Aplicativos e Games da Rede

- Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio
- Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita
- Escola Estadual de Ensino Básico Santa Rita
- Escola Estadual De Educação Básica João XXIII
- Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada
- EEEB Padre Affonso Diehl
- Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina
- Escola Estadual Lucas Araujo de Oliveira
- Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara
- Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino

Os vencedores do 2º Festival Steam

- Escola Estadual de Educação Básica João XXIII – Brinquedos inteligentes
- Escola Jerônimo Mércio da Silveira – Robô que auxilia crianças com autismo em sala de aula
- Escola Comendador Albino Souza Cruz – Psicologia das cores

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul