Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Expoagro Afubra 2026 terá maior Pavilhão da Agricultura Familiar da história do evento

Espaço terá 222 empreendimentos com reforço do protagonismo de mulheres e jovens

Publicação:

Expoagro Afubra 2026 terá maior Pavilhão da Agricultura Familiar da história   mar26
Em 2025, Pavilhão registrou grande presença de público - Foto: Ascom SDR

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro Afubra 2026, que ocorre de 24 a 27 de março, terá 222 empreendimentos – maior número já registrado na história do evento. A feira ocorre em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo.

Do total, 177 são agroindústrias familiares. Há ainda 23 empreendimentos de artesanato, 19 de plantas e flores e três iniciativas indígenas, o que evidencia a diversidade produtiva e cultural do meio rural do Rio Grande do Sul. Ao todo, 122 municípios estarão representados no pavilhão, abrangendo diferentes regiões do Estado.

Outro destaque é o fortalecimento do protagonismo feminino e da juventude no campo. Entre os empreendimentos participantes, 96 são liderados por mulheres, enquanto 98 contam com jovens atuando na sucessão familiar.

“Chegar ao maior número de empreendimentos da história da Expoagro Afubra demonstra a força da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O governo do Estado tem trabalhado para ampliar oportunidades, agregar valor à produção e garantir renda às famílias rurais, sempre com foco na inovação, na inclusão produtiva e na sucessão no campo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Paim.

A abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar está marcada para 24 de março, logo após a cerimônia de abertura da feira, que terá a presença de Paim. O pavilhão funcionará das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Ações do governo

Além da comercialização de produtos no pavilhão, a Expoagro Afubra também será vitrine para iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Entre os destaques está a instalação de uma Unidade de Referência Técnica (URT) do Programa Milho 100%, realizada em parceria com empresas fornecedoras de sementes, que reunirá diferentes materiais utilizados no programa em uma ação inédita durante a feira.

A programação inclui ainda a apresentação de políticas públicas estratégicas para o setor, como o Programa Operação Terra Forte, que será tema de painel no âmbito do 6º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar. Serão destaque também as ações do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, que oferece financiamento para aquisição de insumos destinados à formação de pastagens, produção de silagem e feno.

Texto: Ascom SDR
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul