Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde informa e orienta sobre limpeza de caixa d’água em Santa Maria

Publicação:

Arte final EU000518A FLYER 001
Previna-se contra doenças, limpando sua caixa d'água - Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde lança, nesta quarta-feira (29), campanha para reforçar a mobilização dos habitantes do município de Santa Maria em relação às ações de prevenção da toxoplasmose, como beber água fervida, evitar a ingestão de carnes cruas ou mal passadas, higienizar as hortaliças e limpar as caixas d'água. 

Na campanha, será veiculada uma peça de rádio nas emissoras AM e FM da cidade. A partir de setembro, a campanha também prevê a distribuição de um impresso com o passo a passo de como agir corretamente na limpeza dos reservatórios de água privativos. Esse material será distribuído em todo o estado via Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). 

Santa Maria registra casos de toxoplasmose desde o início de abril, com queda significativa dos registros nos meses de julho e agosto. O trabalho em conjunto entre o município, Estado e governo federal aponta para indícios de contaminação pela água e hortaliças. “Mesmo com a situação sob controle, todas as medidas de prevenção devem continuar vigorando, incluindo a limpeza das caixas d’água”, ressalta Marilina Bercini, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. 

A limpeza deve ser feita regularmente, no mínimo uma vez por ano, mas é recomendada a cada seis meses. Para prédios coletivos deve ser contratada uma empresa de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável com alvará da Secretaria Municipal de Saúde, conforme legislação estadual ou municipal. Ao fim da limpeza, é preciso fechar bem a tampa do reservatório, porque isso também evita a proliferação de vetores de outras doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Confira o material impresso aqui:

Arte final EU000518A FLYER 002
Como fazer a limpeza - Foto: Reprodução

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul