Santo Ângelo prepara festival nativista que deverá atrair cinco mil espectadores
Publicação:
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, recebeu, em audiência, nesta quarta-feira (23,) o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Leoveral Soares, de Santo Ângelo, acompanhado pelo presidente da Comissão Organizadora do evento, André Kryszczun, que trouxe convite para o festival Quarto Canto Missioneiro de Música Nativa, a ser realizado de 24 a 27 de março, com uma expectativa de reunir cerca de cinco mil espectadores.
Soares também convidou Assis Brasil para o Carnaval de rua do município das Missões que acontece este final de semana como o primeiro evento desta festa popular a ser promovido no Rio Grande do Sul.
Leoveral destacou a Assis Brasil que a cultura de Santo Ângelo é próspera, com um cinema que, há 52 anos, funciona junto à calçada, apresentando lançamentos de filmes e recebendo prêmios adicionais de receita da Agência Nacional de Cinema, o que permitiu que a sala fosse reformada e recebesse um sistema de som mais atualizado. O ponto cultural foi repartido em dois espaços, com um mezanino de 150 lugares.
O secretário das Missões destacou a existência do Centro Municipal de Cultura como um dos equipamentos municipais do setor e o interesse de incrementar o Caminho das Missões, roteiro turístico e cultural que percorre as ruínas do trabalho religioso ali sustentado pela Companhia de Jesus no século XVII. Santo Ângelo pretende levar os turistas mais longe em relação a esse trajeto, construindo um acesso asfáltico que motive mais visitantes a conhecê-lo.
Pousadas e hotéis acolhem os turistas quando vão visitar Santo Ângelo, assinalou o representante da Prefeitura, num município desejoso de elaborar um percurso religioso para atraí-los em maior número ainda, a exemplo de Santiago de Compostela, na Espanha.
Outra meta de Santo Ângelo, revelada por Santos a Assis Brasil, é reforçar a rota arqueológica, aproveitando, inclusive, a Lua Cheia como mote para que os turistas conheçam seu patrimônio histórico. Berço da Coluna Prestes, de onde partiram o líder comunista, nascido em Porto Alegre, e seus aliados políticos em direção ao Norte do Brasil. Santo Ângelo se orgulha dessa sua referência na História do Brasil..
Os 20 anos do grupo de teatro Dionísio, muito conhecido na região e junto à comunidade cultural gaúcha, foram recordados, na audiência, tendo o secretário Assis Brasil recebido um exemplar de uma revista editada para lembrar o feito.