Santana do Livramento sedia 1ª Jornada de Trânsito do Mercosul
Publicação:

Socializar práticas relacionadas à habilitação de condutores, registro de veículos e fiscalização de trânsito nos países do Mercosul, buscando a unificação de procedimentos. Assim, o DetranRS promove, nesta sexta-feira (29), em Santana do Livramento, a 1ª Jornada de Trânsito do Mercosul. O evento será no Hotel Jandaia (Rua Uruguai, 1452), reunindo autoridades e representantes de órgãos ligados à segurança do trânsito de Brasil, Uruguai e Argentina.
No período da manhã, serão apresentados o processo de habilitação e o registro de veículos nos países do Mercosul. Na parte da tarde, DetranRS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM, Polícia Civil e representantes dos órgãos de trânsito do Uruguai e Argentina falam sobre a fiscalização de trânsito e o processo de suspensão e cassação do documento de habilitação.
O evento encerra-se com um debate buscando alinhamento dos procedimentos no âmbito do bloco. A busca de um acordo entre os países do Mercosul visa a combater a impunidade e contribuir com a segurança no trânsito. Também faz parte das ações dos países para alcançar a meta de reduzir pela metade as vítimas no trânsito até o ano de 2020, conforme Resolução da ONU que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020).
A jornada te apoio da prefeitura de Santana do Livramento, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do RS e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do RS.
A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser acessadas no hotsite.
Balada Segura
Na véspera do evento, autoridades dos países do Mercosul acompanham uma blitz da Balada Segura em Santana do Livramento. As Balada Segura é um programa que tem como foco a embriaguez ao volante. As operações tem como característica a solicitação do teste do etilômetro para todos os condutores abordados.
Em quase sete anos, a Balada Segura já se estendeu para 31 municípios do estado e retirou de circulação milhares de condutores alcoolizados. O programa tem sido apontado como um dos responsáveis pela redução dos acidentes no Rio Grande do Sul nos últimos dois anos.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/ Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/ Secom