Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Salão Alberto Pasqualini recebe temporariamente equipes da Secretaria de Comunicação

Publicação:

Secom no Salão Alberto Pasqualini
Equipes da Secom trabalham no salão que reúne parte dos célebres murais pintados por Locatelli - Foto: Luis André Pinto/Secom

O Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, já recebeu banquetes com a presença de autoridades, eventos, coletivas de imprensa, reuniões de secretariado e, sem dúvida, encanta os visitantes com a sua arquitetura inspirada nos palácios franceses e os murais pintados pelo italiano Aldo Locatelli. E é neste espaço histórico que equipes da Secretaria de Comunicação (Secom) trabalharão por algumas semanas, enquanto ocorre a restauração do piso de parquê e a qualificação da climatização da Casa Militar, situada no térreo do prédio. A obra impacta o espaço original da Secom, localizado no subsolo do palácio.

Desde o ano passado, equipes trabalham em processos de requalificação do prédio de 102 anos. O Piratini passa pela recuperação minuciosa de obras de arte, fachadas e ambientes internos. Os trabalhos são feitos em etapas e devem se estender até o início do próximo ano. “Estamos quase na fase final de restauro das 23 pinturas murais do Aldo Locatelli que temos na ala governamental”, disse o diretor de Conservação e Memória do Palácio Piratini, Mateus Gomes.

Segundo Gomes, as obras ocorrem enquanto os funcionários do governo seguem trabalhando no prédio. “Operamos cinco contratos de restauro. Todos que trabalham no palácio estão convivendo com obras. Tem sido um quebra-cabeças. Equipes vão para outros prédios, se agrupam em salas para liberar outra sala. E a redação da Secom, que é bem numerosa, conseguiu seguir em ação num lugar superprivilegiado. Dos porões da Legalidade para o Salão Alberto Pasqualini”, comentou.

Reforma da Casa Militar   Secom
Parte do subsolo do Piratini que abriga a redação da Secom foi esvaziada para acomodar as obras que ocorrem na Casa Militar - Foto: Luis André Pinto/Secom

Gomes se refere ao célebre porão do Palácio Piratini, onde, em 1961, o então governador Leonel Brizola comandou a Campanha da Legalidade, mobilização que buscou o cumprimento da Constituição. A comunicação teve papel fundamental, com transmissões radiofônicas a partir de um estúdio montado no subsolo da sede do Executivo, formando uma rede com 150 emissoras do Estado, do país e exterior.

O espaço profissional temporário abriga as equipes de jornalismo, monitoramento e redes sociais. “Trabalhar num prédio icônico do Rio Grande do Sul já é algo especial para quem faz a comunicação do governo, mas essa mudança da redação, mesmo que provisória, para um dos locais mais nobres do palácio, é ainda mais especial. O salão Alberto Pasqualini representa a fascinante história política e cultural do Rio Grande do Sul. Entre uma pauta e outra, agora podemos admirar as obras de Locatelli com ainda mais atenção”, disse o diretor de Redes Sociais da Secom, Guilherme Hamm.

O salão, que já passou pelas obras de restauro, ganhou nova formatação para receber a equipe da Secom. Um grande tapete vermelho cobre o piso onde foram instaladas mesas, cadeiras, computadores, impressoras, telefones e armários.

reforma casa militar
Na Casa Militar, ocorrem obras de restauro do piso e de climatização do ambiente - Foto: Luis André Pinto/Secom

O diretor de Jornalismo, Ismael Moreira, ressalta que o cuidado com o espaço histórico faz parte da rotina da equipe. “Para nós, que trabalhamos muito com criatividade, estar em um espaço histórico como esse é bastante inspirador e uma responsabilidade, no sentido de garantir a preservação desse patrimônio público. Em breve, o salão voltará a abrigar grandes eventos. E nós estaremos aqui também, mas em um outro papel, o de fazer a cobertura jornalística”, disse.

Texto: Camila Martins/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul