Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

"O RS passou a ser reconhecido como o Estado das soluções", afirma Leite na Fecoarti

O governador discursou na cerimônia de abertura da feira, na tarde desta sexta-feira (2/5)

Publicação:

Leite sobre um palco, em pé, com um microfone, falando para plateia na abertura da Fecoarti 2025. Diversas pessoas estão junto com ele no palco.
Em seu discurso, Leite destacou o salto do Rio Grande do Sul em diversas áreas, como na Segurança Pública - Foto: Maurício Tonetto/Secom

"O Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido nacionalmente como o Estado das soluções", afirmou o governador Eduardo Leite ao final de sua agenda no município de Santiago, na tarde desta sexta-feira (2/5), durante a abertura da 17ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria, Serviços, Tecnologia e Agronegócios (Fecoarti).

Em seu discurso, Leite destacou o salto do Rio Grande do Sul em diversas áreas, como na Segurança Pública, que tem notabilizado o Estado nacionalmente, bem como nos investimentos realizados não só em Santiago mas também nos demais municípios gaúchos em estradas, habitação, saúde, entre outras.

"Esse Estado se reergueu e está se recuperando das enchentes de maio de 2024 porque tem um grande plano – o Plano Rio Grande – que nos orienta para a reconstrução e para a resiliência do Rio Grande do Sul. E, desse modo, podemos celebrar muitos investimentos que transformam a realidade das cidades e das regiões", salientou.

Leite enalteceu a vocação do povo gaúcho para o empreendedorismo e a força do agronegócio, além de comentar iniciativas arrojadas instaladas em Santiago, como as obras da usina de etanol da empresa CB Bioenergia, onde esteve pela manhã, no início de seu roteiro pela cidade.

Visita à feira

Ao lado do vice-governador Gabriel Souza, Leite circulou pelos estandes da feira e interagiu com expositores e visitantes.

"Estamos felizes em ver esse parque vibrante, bonito e bem organizado. A Fecoarti é uma feira que cresce e tem cada vez mais expositores. A mensagem que quero deixar é que confiem no futuro do Rio Grande. O nosso Estado, naturalmente, tem seus desafios, mas, diante de cada desafio, fala mais alto a capacidade do nosso povo", pontuou o governador.

Leite cumprimentando um vendedor em um dos estandes da Fecoarti 2025.
Leite circulou pelos estandes da feira e interagiu com expositores e visitantes - Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Este evento ocorre exatamente um ano após vivermos a maior tragédia climática da história do nosso Estado. É impossível não lembrar daquele momento difícil, mas também é fundamental reconhecer a força com que os gaúchos e gaúchas vêm se reerguendo desde então. Mesmo com enchentes e estiagens consecutivas, o Rio Grande do Sul segue firme, com uma economia pulsante e um povo resiliente", afirmou Gabriel

E o vice-governador ainda acrescentou: "Sob a liderança do governador Eduardo Leite e por meio do Plano Rio Grande, estamos preparando o Estado para um futuro mais seguro e com mais oportunidades. A FecoArti 2025 é um símbolo disso – da força do nosso interior, da geração de emprego e renda e do protagonismo do produtor rural.”

O evento ocorre no Centro de Eventos Fábio dos Santos Gomes (Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto), teve início na quarta-feira (30/4) e se estende até domingo (4/5). A expectativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo local nos quatro dias do evento.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul