Sábado é o Dia da Solidariedade na Usina do Gasômetro
Publicação:
Cerca de 25 mil pessoas são esperadas, neste sábado (21), na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, para prestigiar a 9ª edição do Dia da Solidariedade, iniciativa do Comitê que reúne representantes dos três setores da sociedade. O objetivo é desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.
Após a solenidade de abertura oficial, às 10h, e até o encerramento, às 17h, instituições oferecerão serviços gratuitos à comunidade e os visitantes poderão trocar alimentos, roupas, livros, brinquedos e cobertores por mudas de plantas bioativas, nativas, bucha vegetal, sabão medicinal e sal temperado.
A iniciativa é da Emater/RS-Ascar e do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, de Novo Hamburgo, que, além das trocas solidárias, também promove atividades ambientais, de segurança e soberania alimentar e divulgação das ações realizadas nos Centros de Formação de Agricultores e pela Gerência de Classificação e Certificação. A Emater/RS-Ascar é uma entidade filantrópica, que presta serviços especialmente à comunidade do meio rural. Este evento nos dá a oportunidade de estendermos e mostrarmos à população urbana o que fazemos, explica a assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta.
Os visitantes ainda terão à disposição serviços de saúde, como medição de glicose, colesterol, massagem e alongamento, serviços de embelezamento pessoal, como cortes de cabelo, oficina de artes, reciclagem, contação de histórias e apresentações artísticas de dança, música e teatro. Serão confeccionadas, gratuitamente, cem carteiras de identidade (primeira via), para crianças a partir de seis anos, além de carteiras do artesão.
Este ano o tema que norteia o evento é a responsabilidade, com o slogan Você é responsável pelas suas atitudes. Segundo o Comitê organizador, será um dia de fazer ações solidárias, com exposição institucional das organizações participantes que doam para comunidade um pouco do trabalho que desenvolvem em suas entidades.
O Dia da Solidariedade foi instituído em 2001 pela Lei Estadual 11.693, com o objetivo de disseminar o conceito de solidariedade, trabalhando para uma mudança cultural, estimulando a população a praticar ações em benefício de pessoas menos favorecidas. Hoje, o evento faz parte do Calendário Oficial de Porto Alegre. Mais informações estão disponíveis no site www.comitedasolidariedade.com.br.
Texto: Patrícia Strelow
Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305